quinta-feira, setembro 28, 2006

Como colocar uma mesa formal

A primeira regra é colocar tudo geometricamente espaçado. O centro exactamente no centro; os locais à mesa espaçados nas mesmas distâncias; e os utensílios harmoniosamente colocados. Depois de tudo colocado, pode-se sempre ser um pouco criativo com o tipo de flores a usar nos arranjos florais ou no tipo de decoração a fazer na mesa.




A colocação dos utensílios é feita de “fora para dentro”. Para a imagem apresentada o menu considerado foi:
Entrada: marisco
Primeiro prato: Sopa
Prato de peixe
Prato de carne
Salada


a. Prato de Serviço (base): Este prato maior, também denominado de base, serve de base para colocar o primeiro prato, que será trazido empratado para a mesa. Quando se terminar o primeiro prato , o prato de serviço continua na mesa até ao prato de carne ser servido; nesta altura os dois pratos – o de serviço e o da carne deve ser substituído. O prato maior serve de base de vários pratos que precedem a carne.

b. Prato da manteiga: o pequeno pato da manteiga é colocado acima dos garfos, e ao lado esquerdo da disposição dos pratos.

c. Garfo de jantar: é o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos mais pequenos para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar, de acordo com a altura em que serão usados.

d. Garfo de peixe: Se existe um prato de peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar , porque será o primeiro garfo a ser usado.

e. Garfo de salada: Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar, próximo do prato. Se a salada for servida primeiro, seguida do prato de peixe, então os garfos terão de ser colocados( da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar. Neste caso não existe uma faca de salada ao lado direito do prato, mas poderia ser colocada uma para acompanhar este garfo.

f. Faca de jantar: A faca maior é a faca de jantar, ou a faca de carne, que deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.

g. Faca de peixe: esta faca de formato especial coloca-se ao lado direito da faca de jantar.

i. Colher da sopa : Se como primeiro prato for servida sopa ou fruta, então a colher respectiva será colocada ao lado direito das facas.


j. Garfo de ostras: Se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres. Nota: é o único garfo a poder ser colocado ao lado direito do prato.

k. Faca da manteiga: Este pequeno utensílio de barrar a manteiga, deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga (para que se possa pegar com a mão direita), e com a lâmina voltada para baixo.

l. Copos: Estes podem ser até cinco, e são colocados de maneira a que os mais pequenos estejam à frente. O copo da água(la) é colocado directamente acima das facas. Logo ao lado coloca-se o copo de champanhe, o flûte(lb); em frente a este são colocado(s) o copo de vinho tinto(lc) e/ou de vinho branco(ld) e um copo de porto.

m. Guardanapo: O guardanapo é colocado nem cima do prato base (se este for usado), ou no espaço reservado ao prato.

No geral:

As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato.

Não mais de três pares de talheres devem ser colocados na mesa, excepto se for colocado o gafo de ostra, ao lado dos outros três garfos. Se forem servidos mais de três partos antes da sobremesa, então os utensílios para um quarto prato serão trazidos com a comida; da mesma maneira que o garfo e faca da salada poderão só ser colocados na mesa, na altura em que o prato da salada também for servido.

As colheres e os garfos de sobremesa são trazidos dentro do prato da sobremesa, logo antes da sobremesa ser servida.

17 comentários:

  1. Boa Noite, meu nome é Odette
    Estou fazendo Faculdade cursode turismo/hotelaria, e tendo boas maneiras, e etiquetas para eventos. Gostaria que vcs escrevecem também um pouco mais sobre Guardanapo,por ex: de como a gente dobra os guardanapos e consegue por de pé encima do prato
    Há desenhos de passo a passo como fazer isso?
    Agradeçodesde já
    meumail é odette-zyk@uol.com.br
    Daria para me mandar amanhã(2ª)pela manhã, pois tenho aula destya matéria amanhã à tarde

    ResponderEliminar
  2. Gostaria da saber como se parte o pão de Ló, com faca ou á mão?
    Desde ja agradeço a resposta

    Isaura Simoes

    ResponderEliminar
  3. quando fica um pouquinho de comida no prato tipo arroz como eu posso pegar? com o garfo e escorar com a faca?

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não é necessário deixar um pouquinho de comida no prato. Se gostar do que está a comer pode comer até ao último pedaço. Não deve é encher muito prato. É preferível servir-se várias vezes. E se ainda restar um pouco de arroz, sim, pode usar faca e garfo para o comer.
    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser de bom tom nunca "rapar" o prato até ao fim, ou seja, deve-se sempre deixar um pouco no prato; o suficiente para não rapar mas não ser demais para não dar a ideia de não ter gostado.

      Eliminar
  5. Gostaria de saber para que serve aquele prato pequeno que colocam na mesa de um rodizio junto com um pegador.

    ResponderEliminar
  6. Não sei bem do que está a falar, mas parece-me que o pegador deve servir para pegar nos alimentos quando os vêm servir à mesa; o prato apenas serve para o pegador estar pousado, para este não sujar a toalha.

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  7. Qual o copo de vinho branco? É o maior ou o mais pequeno. Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá. O copo de vinho branco é o mais pequeno.
    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria Reis,

    Estou lhe escrevendo pois tenho um site sobre organização de festas e eventos, e seguidamente publicamos artigos relacionados ao tema. Gostaría de verificar se vc nos permite utilizar alguns dos seus textos com a devida referência ao seu nome e blog?

    Abraços.

    Fabiane

    ResponderEliminar
  10. Olá Fabiane,

    Sim pode usar, depois deixe-me por favor o link do site.
    Votos de muito sucesso!

    Abraços,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  11. Oi estou organizando um jantar para uma festa formal ,mas mais simples(salada,prato principal,sopa e sobremesa) e gostaria de saber como se pões a mesa nesta ocasioes.

    Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina,

    Se pretende colocar uma mesa formal, apenas terá de colocar os talheres de acordo com o prato a ser servido. Os talheres devem sempre colocar-se na mesma ordem pela qual se vão servir os pratos. Por exemplo se pretende servir salada em 1º lugar, coloque os talheres para a salada um pouco mais afastados do prato; a seguir (ao lado esquerdo dos talheres anteriores)coloque os talheres para o prato principal, mais próximos do prato... Na parte superior do prato coloque o garfo e a colher para a sobremesa.

    Os copos devem sempre estar em frente às facas de acordo com o vinho que vai ser servido.

    Capriche um pouco com uma decoração floral, coloque o guardanapo em cima do prato e em cima uma flor, para dar cor à mesa.

    Não dispense umas velas sem cheiro, para dar ambiente, esteja feliz e receba os seus convidados com um sorriso, e terá um fabuloso jantar!

    Abraço,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  13. Oi, meu nome é Beatriz, adorei seu blog!
    Gostaria de saber se é certo ou não colocar os braços(cotovelo) sobre a mesa (em uma refeição).

    ResponderEliminar
  14. Olá Beatriz,

    Muito obrigada. Não se deve colocar os cotovelos em cima da mesa durante a refeição, porque para além de se abrir os cotovelos e abarcar o espaço de quem está sentado ao nosso lado, também incute uma postura menos correta. Porém, depois de terminar de jantar e se estiver num momento mais casual, colocar um pouco os cotovelos na mesa não tem muita importância.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  15. ola, chamo-me Lara e tenho 14 anos

    fui sempre apaixonada por boas maneiras mas gostaria de saber onde colocar os pratos fundos/ sopa???

    P.S o seu blog e muito bom

    ResponderEliminar
  16. seu blog e fantastico!!!!!!!
    chamo-me Lara de 14 anos, poderia ajudar-me ??
    decide-se alguem beber ex: coca-cola .tem que ?? neste onde o jantar e formal.

    agradeco por esclarecer-me:}

    ResponderEliminar