segunda-feira, outubro 02, 2006

Está convidado…




Quer seja para um casamento, para um jantar, uma gala, uma inauguração, um convite chega com obrigações importantes. Apresento um pequeno guia para ser um convidado merecido…

1. R.S.V.P. ou R.S.F.F.
O RSVP ou “Répondez, s’il vous plaît,”, provém do francês, que pode também ter o formato português de RSFF, ou seja “responda se faz favor". Este código, significa que o anfitrião está a requerer ao convidado uma resposta ao convite ou seja, deseja saber se o convidado vai comparecer ao evento. Deve assim responder o mais rápido possível, dentro de um dia ou dois depois de receber o convite.

2. Como se deve responder a um convite?
Um convite deve ser respondido da mesma maneira que está feito, ou seja:

RSVP sem cartão de resposta: uma resposta escrita à mão ao anfitrião, respondendo para o endereço do convite.

Cartão de Resposta: preencha o cartão de resposta, responda pela data indicada e devolva num envelope fechado.

RSVP com número de telefone: telefone e faça questão de falar com a pessoa que lhe enviou o convite – voice-mails não servem para este efeito.

RSVP com e-mail: pode aceitar ou declinar responder electronicamente.

NUNCA deixe de responder a convites, o seu anfitrião está a à sua espera, mesmo no caso de não ter tido noticias suas.

Não requer resposta? Não é usual, mas é sempre de boa educação informar quem convida das intenções de comparecer ou não, neste caso um telefonema é suficiente.

3. Resposta final
Mudar um “sim” para um “não” só é aceitável por causa de: morte, acidente, morte na familia ou um problema profissional grave. Nestes casos informe os anfitriões de imediato.
Cancelar um convite porque apareceu uma proposta melhor é uma maneira certa de nunca mais ser convidado para mais nada.
Mudar um “não” para um ”sim” pode acontecer, desde que feito com antecedência de maneira a não perturbar os planos dos anfitriões.

4. “Posso levar …”
Nem sequer pensem em fazer esta questão! Um convite é feito à pessoa à qual é dirigido o convite, e a mais ninguém.

…um convidado. Alguns convites indicam que pode convidar um acompanhante ou alguém com quem tem um relacionamento(Sr. Miguel Ruiz e Convidado) e quando responder a este convite, deve indicar se vai levar alguém e escrever o seu nome por extenso.

…os meus filhos. Se eles forem convidados, o convite deve de o referir, senão já sabe tem de contratar uma ama.

5. Diga sempre "Muito obrigada(o)."
Faça questão de agradecer aos seus anfitriões antes de sair, e logo no dia seguinte telefone ou escreva um cartão a agradecer, nunca é demais, e certamente irá demonstrar que é alguém de uma educação exemplar.

Sem comentários:

Enviar um comentário