quinta-feira, novembro 23, 2006

Como agradecer e felicitar


Saber agradecer também é sinónimo de uma boa educação e de alguém com boas maneiras. Saiba como faze-lo correctamente em diversas situações.

Votos de “Festas Felizes” computorizados

Nos dias correntes é comum não se ter tempo para enviar a toda a gente cartões a desejar “Boas Festas” escritos à mão, optando-se ou por imprimir os próprios cartões ou por enviar um e-mail em forma de cartão de “Boas Festas”. O problema dos cartões via e-mail, é que muitas das vezes os sistemas de segurança dos computadores identificam-nos como “spam”, acabando por não ser lidos. Tenha a certeza que a pessoa o conseguiu ler caso tenha sido este o meio de envio. Esta opção deverá ser só usada para pessoas com quem a maioria dos contactos tenham sido feitos por e-mail, e não pessoalmente.

Enviar cartões de agradecimento

No caso de receber um presente e agradecer pessoalmente à pessoa nesse momento, um cartão de agradecimento não é estritamente necessário. Se recebeu o presente e não o agradeceu deverá enviar quanto antes um cartão escrito à mão com duas ou três frases agradecendo a prenda. Se o fizer para uma pessoa deverá faze-lo para todas as outras que lhe ofereceram presentes.

Uma nota de agradecimento para um presente de agradecimento?


Se recebeu algum presente de algum cliente a agradecer um bom negócio, apesar de perecer redundante deve sempre enviar uma nota de agradecimento, para que a pessoa saiba que recebeu o presente e que o mesmo foi apreçado. É sempre bom negócio ser cortês.

Nota de agradecimento para presente de grupo

Se o seu grupo de amigos ou colegas de trabalho lhe ofereceram um presente de grupo por exemplo para o seu casamento, deve fazer um esforço para agradecer a cada um individualmente, enviando uma nota de agradecimento individual. Se realmente forem muitos, mais de 10 pode enviar uma nota de agradecimento colectiva, devendo mencionar o nome de cada pessoa que participou no presente.

Notas de condolência

É costume escrever uma breve nota a responder às pessoas que enviaram condolências, tais como para as pessoas que contribuíram com flores, ou fizeram donativos para missas, entre outros. Se não se sentir em condições de fazer este trabalho, pode fazer só a lista de pessoas e pedir a um familiar ou amigo que o faça por si.

16 comentários:

  1. Sr.ª Maria Reis, procuro informações sobre aulas de etiqueta e boas maneiras. Pode ajudar-me a encontrar alguma escola ou professor\a?.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Reis. Procuro uma escola de etiqueta e boas maneiras. Pode ajudar-me?
    Eduardo

    ResponderEliminar
  3. Prezada Maria Reis,
    Esclareça, por favor, devo abrir o presente na hora que o recebí ou não?

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel,
    No geral, sim, deve de abrir o presente em frente à pessoa que o ofereceu.
    Mas como em tudo na vida deve existir bom-senso; imagine que sabe que o presente vai ferir susceptibilidades a outras pessoas que estão a assistir à sua abertura, talvez neste caso deva agradecê-lo e abri-lo pessoalmente, enviando um cartão a agradecer a quem o ofereceu.

    Espero ter ajudado.

    Maria

    ResponderEliminar
  5. procuro formas para agradecer meus pais me ajude

    ResponderEliminar
  6. Cara Quinha,

    Agradecer com palavras por vezes é o melhor que conseguimos fazer.

    Se pretender algo mais, pode presentear os seus pais com um fim-de-semana num simpático hotel ou poderá oferecer-lhes um álbum de fotografias feitas por si, etc.

    Na realidade deve oferecer-lhes algo que eles sintam que é para uso ou deleite de ambos, e que de preferência tenha um significado emocional.

    Espero ter ajudado.

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria Reis!
    Gostaria de uma dica de presente, como forma de agradecimento, para o fotógrafo do meu casamento.
    Não sei o gosto dele, por isso estou com dificuldades. Pensei em chocolates, mas nem todo mundo gosta...
    Por favor me ajuda!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Olá Priscila,

    Sim, de facto é sempre difícil oferecer algo a quem não se conhece bem. Mas por vezes a solução passa por tentar conversar com a pessoa e tentar perceber os seus gostos e interesses.

    Se não tem esta oportunidade, pode sempre optar por oferecer algo que ele aprecie como uma boa garrafa de vinho, um livro de fotografia de autor (não de técnica), algo feito por si (não há nada como oferecer coisas feitas por nós próprios) como uma compota que faça bem, ou uma cesta de queques feitos por si...

    De outra forma pode sempre presenteá-lo com um cheque-prenda de uma loja de fotografia, que não é o mais pessoal, mas será certamente útil à sua profissão.

    Espero ter ajudado

    Um grande abraço.

    Maria

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria!
    Quero responder um e-mail de agradecimento, ao orgão do CREA, pois enviei um e-mail pedindo urgência ao meu caso... e praticamente na mesma hora foi resolvido, o que eu escrevo no agradecimento? Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  10. oi,
    boa noite!

    gostaria de saber como deveria agradecer...

    fiquei hospedada em um hotel em outro estado, a família de um amigo meu de trabalho me recebeu super bem no dia a dia.

    fiquei encantada!

    como seria a melhor forma de agradecimento?
    ex: presentes, cartão , o que deveria??

    obrigada!

    bjs, Gabriela Julia

    ResponderEliminar
  11. Gabriela,

    É tão bom quando nos sentimos bem-vindos na casa de outras pessoas!
    A melhor forma de agradecer será sem dúvida enviar um cartão de agradecimento, e juntamente um presente que considere adequado à família. Se a família vive toda na mesma casa, então pode enviar um cartão de agradecimento que mencione todos, e um presente para a casa, como uma vela exclusiva; se a família que menciona vive em diversas moradas, deve enviar um cartão pessoal para cada morada, e um presente adequado a cada pessoa.
    Opte por presentes para a casa, e não demasiado personalizados como perfumes, ou roupas.

    Espero ter ajudado!
    beijinhos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  12. Por favor, me ajudem! Recebi flores de uma pessoa para quem prestei serviços durante 4 dias. Ela me mandou flores agradecendo minha ajuda e atenção. Como devo agradecer as flores? com um telefonema ou com um email? Grata.

    ResponderEliminar
  13. Olá Maura,

    Deve agradecer com um telefonema, porque demonstrará mais atenção do que apenas com um e-mail. Um e-mail é uma excelente ferramenta, mas não é a forma de agradecer mais adequada a um gesto especial.

    Espero ter ajudado!
    Beijinhos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  14. Ola Maria
    Preciso da tua ajuda. Gostaria de sugestoes de frases para um cartao de agradecimento que vou enviar para um casal, junto com 2 garrafas de espumante. O agradecimento é por uma indicação profissional.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Então cá vai uma sugestão. Comece sempre pelo nome da pessoa, ex:

    "Dr. João Almeida, muito obrigada pela sua recomendação. Envio-lhe esta pequena lembrança em sinal do meu enorme agradecimento. Com os melhores cumprimentos. Maria Reis "

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, meu nome é Sol. Por favor gostaria de sua orientação em uma situação: - Pedi uns livros emprestados e acabei ficando um tempo excessivo com eles, porque demorou demais a conclusão do trabalho, e expliquei o motivo ao dono, que sempre muito educado não reclamou, ao concluir deixei a cargo de um funcionário devolver (comprei um livro e coloquei dentro) e viajei de férias, ao voltar depois de 1 mês fiquei sabendo que o funcionário não havia devolvido, então quero devolvê-lo essa semana, mas nem sei mais como fazer, pois ficar pedindo desculpas direto está me parecendo até desculpas mentirosas, quanto mais ao proprietário, então queria comprar outra coisa, o que me recomendaria. Agradeço a ajuda!

    ResponderEliminar