sábado, setembro 29, 2007

Dicas para conviver e partilhar a casa na universidade




A altura chegou, está na hora de partir da casa dos pais e pensar em viver sozinho. Como não é viável os pais pagarem um apartamento para o filho viver sozinho, o ideal é procurar um quarto para viver com colegas da universidade. O normal será encontrar um quarto partilhado por outros ou mesmo que um tenha um quarto só para si irá partilhar as restantes divisões da casa. O mesmo se aplica numa residência universitária. Partilhar um quarto ou uma casa com quem nunca se conheceu é uma tarefa difícil, de bastante tolerância e diplomacia.

Comunicação

Partilhar o quarto com alguém durante os vários anos da Universidade, será uma das maiores relações que se terá na vida. Mesmo que se simpatize instantaneamente com o colega, existirão momentos em que o clima de tensão será bastante elevado e em que o colega de quarto irá stressar como nunca ninguém o fez. Conviver com um colega implica conviver com pequenos hábitos com os quais os dois não estão acostumados. É muito importante que os dois se oiçam e se saibam tolerar num espaço que tem de ser limitado, para não tornarem ambas as vidas numa calamidade

Um quarto partilhado

Colocar ambos os pertences dentro de um quarto será um bom exercício de tolerância e de confiança. Certamente que os dois quererão ter o seu computador, a sua aparelhagem, a sua TV. E como conviver com tantas diversidades? Como dividir os locais para colocar as roupas? Como dividir o espaço no quarto para colocar a TV? O conforto de casa não pode todo ser trazido para dentro de meio quarto… O ideal será limitar ao máximo os pertences de cada um. Quanto menos pertences colocarem dentro do quarto, menos problemas irão ter. Devem dividir o roupeiro a meio e limitar o espaço para X cabides para cada um. Quanto à TV, devem acordar os dias que poderão ver e escolher o programa favorito, assim ninguém monopolizará o comando. Ainda que a TV seja só de um, o restante colega de quarto também deverá poder ver TV quando está no quarto. Combine com ele quais os programas que gostam de ver, isto poderá ser o início de um bom tema para quebrar o gelo.

Pedir emprestado

Nunca se deve assumir que por viver no mesmo quarto, ou casa com outra pessoa, que pode levar algo emprestado sem antes pedir permissão ao proprietário. Pegar em comida, em CDs, até mesmo em gel do banho não é uma boa atitude. Imagine que chega a casa a pensar que ter o resto da comida do almoço e o seu colega já a jantou? Não irá ficar contente, certo? Nunca pegue em nada sem previamente ter pedido autorização para o fazer; mesmo que o seu colega tenha dito que pode usar o gel de duche dele nesse dia, não implica que o pode usar todos os dias. Para além disso, tudo que pedir emprestado deverá devolver, nem que seja uma lata de atum, deverá no dia seguinte ir ao supermercado comprar uma e agradecer ao seu colega por lha ter emprestado.
Nada causa mais problemas entre colegas de casa ou de quarto do que coisas que se pedem emprestadas como dinheiro, comida, roupas, cds… Se estragar algo que pediu emprestado deverá comprar um novo antes de pedir desculpa, e não esperar que o seu colega o desculpe e não obrigue a comprar um novo; pedir emprestado é assumir a responsabilidade de cuidar.

Limpezas

Se é um obsessivo com as limpezas terá de tolerar quem não se importa nada com isso. Se não se importa nada com as limpezas deverá importar-se com quem é obsessivo pela limpeza; se não é nenhum dos dois deverá manter o local onde vive sempre limpo e arrumado para que não existam conflitos. Se a sua mãe já não limpa o seu quarto está na hora de o começar fazer: o chão limpo, as roupas arrumadas, o wc limpo, e a cozinha limpa são regras básicas para uma casa apresentável, onde podem viver várias pessoas sem problemas maiores. O importante é decidirem quem arruma o quê e quem limpa o quê. Deve propor fazer um calendário semanal ou mensal com as responsabilidades relativas a cada um: dia para limpezas semanais, dias para colocar o lixo na rua. Cada um sabe a sua tarefa e as suas obrigações, caso algum não cumpra as suas tarefas deverão decidir o que fazer antes que essa situação surja; uma opção será que quem não limpa na sua vez, irá limpar nas duas vezes seguintes, e assim sucessivamente.

Luzes

Para quem vive no mesmo quarto será inevitável, um terá a luz acesa até às 11horas e outro terá de estudar ate as 2 da manhã. Se acordar para as aulas das 9 e o colega só tem aulas da parte da tarde, terão luzes a perturbar o sono. Planeiem rotinas para estudarem pela noite dentro. Se existir outra parte da casa será ideal combinarem faze-lo lá, poderá usar um candeeiro direccionável, e o colega uma venda, é tudo uma questão de abordarem estes assuntos logo no inicio da convivência e não só quando estiverem prestes a explodir.

Tempo de descanso

Todos tem direito a um tempo de descanso, por isso ainda que uma festa às 3 da manha lhe pareça fabulosa, respeite a pessoa que tem de dormir par ir às aulas pela manhã. Se está acordado até mais tarde, tenha em atenção para não bater portas, ou tachos na cozinha, bem como para não trazer 5 amigos para conversar pela noite dentro, enquanto o seu colega tenta dormir. Estas situações são muito desagradáveis e que levam muitas vezes - por muito estranho que pareça - à falta de popularidade entre os outros.

Seja sincero

Se sentir-se frustrado com algo, diga-o ao seu colega. O seu colega não consegue ler o seu pensamento, e para ele está tudo bem. É provável terem conflitos um com o outro, mas devem faze-lo o menos possível. Comunicar com o seu colega não implica estar sempre a implicar com ele e dizer tudo que lhe vem à cabeça, significa ser honesto e razoável. E não confunda ser honesto com ser rude. Escolha as suas batalhas cuidadosamente. Queixar-se sobre tudo e mais alguma coisa, só trará problemas. Sempre que criticar o seu colega deve elogiá-lo também; nunca faça só uma critica sem um elogio, assim conseguirá que ele o oiça e veja que você é razoável. Diga por exemplo: “Não gosto muito que deixes a tua roupa espalhada pela casa, ainda que tenhas roupa muito bonita, e até é giro olhar para ela, é um bocado desagradável estar espalhada por ai.”

Diferenças irreconciliáveis

Mudar é sempre uma boa aprendizagem e se o seu parceiro não é alguém flexível, abusa da sua tolerância, trata-o com desrespeito, talvez esteja na hora de pensar em mudar de casa. O ideal será mesmo começar tudo de novo e tentar a sua sorte noutro local. Se não se conseguir conviver com o próximo colega de quarto, o ideal será mesmo começara pensar se o problema não está em si…e que talvez o intolerante não seja o seu colega.

2 comentários:

  1. adorei muito, isso é fundamental para se ter uma vida muito agradável e com seu trabalhos e com seus descansos!!!!!!!
    legal adorei muito!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente muitas pessoas não respeitam o espaço de quem precisa descansar.
    Muitos querem festas a altas horas da noite e não ligam se o colega quer ou precisa descansar para exames de estudos ou mesmo trabalho.
    É uma falta de moralidade.
    Das 00:00 horas ás 07:30 horas da manhã o silêncio deve ser em absoluto.
    Um espaço partilhado não é uma discoteca nem local de orgias, festas etc.
    Além de expor o seu local em risco de roubos este se transforma num massacre psicologico para o infeliz que estiver a ser importunado.
    Se o seu colega lhe rouba bebidas resolva o problema na maior simplicidade.
    Compre laxante e coloque na bebida.
    Vai estar umas boas horas no WC mas vai servir de lição durante muito tempo.
    Se o referido não o respeitar na sua hora de sono tente o importunar quando o mesmo estiver em descanso.
    Quando este estiver a passar por dificuldades vai perceber o quanto vc estava a ser incomodado.
    Assim as regras mudam e tendem a melhorar.
    Não dar muita conversa é fundamental.

    ResponderEliminar