segunda-feira, junho 16, 2008

Saber o que vestir de acordo com cada ocasião



Saber o que vestir de acordo com cada ocasião é sempre algo que contornou as vidas de todos nós. Quer seja convidado de um casamento, quer seja convidado para uma inauguração, ou para uma condecoração feita pelo Presidente da República, cada ocasião requer um traje adequado. Idealmente o convite formal deve mencionar qual o tipo de traje requerido. Se o convite mencionar “White tie”ou “cravate blanche”, não significa que deve usar gravata branca, mas sim que está a ser ser convidado para um evento que requer a máxima formalidade no trajar, usualmente um evento solene, um casamento formal à noite...; o “Black tie” ou “cravate noire” também requer um trajar formal, sendo mais comum usar um traje de cerimónia como o smoking.

Casaca

A casaca é um traje exclusivamente indicado para ocasiões ultra formais como bailes de gala ou recepções solenes. A casaca é um casaco que apesar de ter botões forrados, não se abotoa, sendo mais curto na parte da frente e mais comprido na parte de trás; é também chamado de casaco de asas de grilo.

Se receber um convite dizendo algo como “dress code: casaca” ou “código de vestuário: casaca” ou “traje requerido: casaca”, é sinal que é obrigatório usar este traje. Hoje em dia a casaca é quase sempre substituída pelo smoking, mas se o convite mencionar casaca, obviamente que não deve ser substituída por um smoking.

A casaca é usualmente preta. É diferente do fraque pois os seus botões forrados são apenas decorativos, e não se apertam. Tem lapelas em seda na mesma cor que a restante casaca. É composta por um colete branco, que deve permanecer abotoado. Por baixo do colete usa-se uma camisa adequada e que requer o uso de botões de punho. Deve usar-se papillon, da mesma cor do colete: branco. As calças da casaca, também são pretas e tem riscas duplas de seda nas laterais.

As senhoras que acompanham um homem de casaca devem usar vestido de gala, que implica um vestido comprido usualmente com algum brilho, e se não tiver magas, deve ser complementado com luvas de ópera.

Smoking

Cada vez mais, o uso de smoking está a ser democratizado. Usa-se em casamentos, em festas cocktail... O smoking é um fato usualmente preto ou azul-escuro. Usualmente o casaco tem lapelas em seda na mesma cor do restante fato. Existem em diversos tecidos, uns apropriados para as estações mais quentes e outros apropriados para as estações mais frias. As calças do smoking são sempre na mesma cor do casaco e usualmente têm uma risca em seda nas laterais. A camisa que deve ser usada é uma camisa branca formal, sem bolsos e sem botões nos colarinhos, mas sempre com botões de punho; deve também ter peitilho usualmente em piqué. Com o smoking usa-se o pappilon e uma faixa de seda também na mesma cor do smoking, que deve ser colocada com as suas pregas viradas para cima. Se usar gravata com o smoking, dispensa-se a faixa de seda.

Os sapatos a usar devem ser de sola rija que podem ou não ser em verniz, mas sempre com cordões.

Com um smoking as senhoras devem usar vestidos cocktail pelo joelho e sapatos de salto.

Fraque

O fraque é muitas vezes confundido com a casaca. Quer um, quer outro são ideais para usar em ocasiões formais, a diferença é que o fraque só deve ser usado durante o dia: um fraque nunca deve usado em ocasiões que se estendam mais da 6 da tarde. A cor do fraque é usualmente o cinza, a antracite ou o preto. O casaco do fraque é curto na frente e comprido na parte de trás tendo usualmente 2 botões forrados na zona das costas. Existe uma variação do casaco do fraque que é a sobrecasaca cutaway que em vez de ter a aba da parte de trás do casaco num formato arredondado, tem um corte transversal nas laterais, no entanto todas os outros pormenores são exactamente iguais. O fraque e a sobrecasaca cutaway podem ser usados abotoados ao contrário da casaca. O colete do fraque é usualmente cinza claro com uma ou duas filas de botões. As calças do fraque são tradicionalmente riscadas. Com o fraque pode ser usado plastrão ou gravata, mas nunca um papillon.

O vestido das senhoras que acompanham um cavalheiro vestido de fraque, deve ser um vestido cocktail 2 dedos abaixo do joelho. Se estiverem numa cerimónia religiosa devem sempre cobrir os ombros, e nunca devem usar nem branco nem encarnado.

O calçado a ser usado com um fraque são sapatos de sola rija e com cordões, ou sapatos abotinados e nunca de verniz.



17 comentários:

  1. Olá,
    Na próxima semana vou receber o diploma referente a uma pós-graduação que já tenho feita há mais de um ano. A entrega dos diplomas será efectuada pelo Secretário de Educação. Devo ter alguma preocupação com o vestir? Que devo vestir?
    Obrigada e parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mrs. Noris,

    Antes de mais parabéns pela sua pós-graduação.
    E sim, deve ter atenção no que vai vestir para receber o diploma. Situações como a que descreve são situações formais, pelo que deve usar um fato completo com camisa (pode ser de cetim)e sapato de salto. No entanto o fato pode ser fato com calça ou com saia (tailleur. Um fato sóbrio não tem de ser preto, pode optar por um fato creme, castanho, ou outra cor, desde que se sinta bem com ele.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    Mary

    ResponderEliminar
  3. Mary,
    Muito obrigada.
    Ajudou sim. Estava um tanto indecisa pois os meus colegas de curso diziam, em conversa de café, que não iam vestir fato.
    Muito obrigada pela atenção.
    Um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz ter podido ajudar; por vezes nós já sambemos o que devemos fazer pois na realidade é sempre uma questão de bom-senso.

    Um abraço.

    Mary

    ResponderEliminar
  5. Obrigado!
    Adorei o seu blog. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Sou noivo de uam formanda de Terapia Ocupacional...

    O traje do evento é o passeio completo...

    Queria impressionar... Posso usar um smoking?
    Seria uma gafe muito expressiva se eu fosse de smoking??

    Desde já, obrigado...!

    ResponderEliminar
  7. Olá Caio,

    Traje de passeio completo : significa o uso de um fato completo com gravata e sapatos mais clássicos. não requer uma grande formalidade como o uso de smoking, pois o smoking só é requerido numa situação mais formal. Se neste caso o convite expressa o que deve usar, então deve de seguir o que o convite lhe indica, de outra forma pode sentir-se deslocado no evento.

    Espero ter ajudado, e claro, votos que se divirta muito no evento com a sua noiva.

    Um abraço,

    Mary

    ResponderEliminar
  8. eu queria saber onde fica o melhor lugar pra fazer faculdade de consultora de moda!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Gostar de saber como se vestir se no convite de casamento não é especificado o traje para a mulher?

    ResponderEliminar
  11. Cara Andrea,

    O traje masculino dita o traje feminino.
    Por exemplo, caso o convite mencionar smoking, a mulher deverá usar roupa adequada ao acompanhamento do smoking, como um vestido mais comprido, com alguns brilhos...

    Se nada for mencionado no convite, verifique a hora a que ocorrerá o casamento, desta forma conseguirá perceber o que deve vestir de acordo com a hora. por exemplo se a cerimónia for ao final da tarde, o traje adequado é o smoking.

    Espero ter ajudado,

    Um abraço,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,
    Vou ser convidado de um casamento, antigamente nao tinha problemas com isso. Mas, hoje estou totalmente indeciso. O que poderia usar? Vou ser somente convidado.

    ResponderEliminar
  13. Olá Artur,

    Tudo irá depender do casamento: se é mais formal ou mais casual.

    Se não vem escrito no convite de casamento o que os convidados devem vestir, então poderá começara deslindar pelo tipo de convite, ou pela hora que vem no mesmo.

    Se o convite lhe parecer mais descontraído é porque provavelmente o casamento também o vai ser. Mas em caso de dúvidas, não tem mal algum perguntar. Se for amigo de um dos noivos pergunte-lhe directamente, ou mesmo a um dos pais deles.

    Porém se o casamento começar a partir das 15 horas pode apostar num fato escuro com gravata escura, camisa branca e sapato de cordão. Esta é uma opção quase sempre boa para um casamento, mais ou menos formal, desde que não seja de manhã.

    Se o casamento for pela manhã ou logo ao início da tarde, e não for tão formal, então um fato cinza escuro com camisa branca e gravata simples, também poderá funcionar bem.

    Se o casamento for de manhã até as 15:00 e formal, deverá usar fraque cinza.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,
    Mary

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,Gostaria de Saber que roupas devo usar a noite,em cinemas,jantares informais,durante o dia em passeios informais?
    desde ja ,obrigado!

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de saber se com smoking o sapato usado a ser poderá ser de amarrar com o bico mais quadrado.

    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  16. Eliége,

    Depende do quanto quadrados forem... Normalmente os sapatos muito quadrados não ficam tão elegantes como os mais pontiagudos. O ideal é serem uns sapatos intemporais, mas não com bicos demasiado quadrados.
    Espero ter ajudado!

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  17. Olá Maria,

    Quando um convite diz "Fato Escuro", implica automaticamente vestido comprido e jóias? Sobretudo num ambiente profissional?
    Obrigada

    ResponderEliminar