segunda-feira, setembro 15, 2008

Convites de casamento


Como ser um convidado perfeito através do convite de casamento?







1. Logo que receba o convite, responda de imediato.

Os convites de casamento usualmente – dependendo da formalidade – incluem um cartão à parte chamado RSVP, para enviar aos noivos de volta com a resposta. Se pretende comparecer ao casamento deve de reenviar o cartão RSVP o mais breve possível; isto para que os noivos possam dar o número de convidados certos ao serviço de catering, e a todos os fornecedores que lhes vão prestar serviços. O RSVP é uma sigla que significa (répondez s’il vous plaît), ou seja responsa se faz favor. Se não puder comparecer ao casamento também deve de informar aos noivos o mais rápido possível para que eles não contem consigo nos seus planos. Se o convite de casamento não incluir este cartão (RSVP ou RSFF) deve de contactar os noivos através dos contactos dispostos no convite comunicando a sua decisão.

2. Seja respeitador

Se o convite apenas menciona o seu nome, então não vá perguntar se pode levar o amigo ou um familiar. Se o convite diz “Sr. Alberto Costa e família”, então significa que o Sr. Alberto Costa e toda a família que viva na mesma casa estão convidados. O convite pode também mencionar “Sr.a Joana Monteiro e convidado” o que significa que a Sr.a Joana Monteiro poderá levar consigo um convidado à sua escolha. Um convite seja ele qual for - incluindo o de casamento - não é um convite que deva ser discutido; o convite menciona o nome das pessoas convidadas e não de mais ninguém.

3. Envie sempre um presente

Se foi convidado para um casamento, então enviar um presente aos noivos é um dado adquirido. Quer compareça, ou não, ao casamento, deverá enviar um presente de casamento, e isto não é discutível! Se não sabe o que oferecer ligue com os noivos e pergunte onde têm a sua lista de casamento, se eles disserem que não têm uma, pode sempre fazer uma oferta em dinheiro.

4. Esteja no seu melhor

Se o convite menciona 15:30 então deve de estar presente às 15:30 e nem mais, nem menos. Chegar atrasado a uma cerimónia não é um acto simpático. Vista-se de acordo com o momento: calças de ganga jamais! Se não sabe o que usar no casamento, e o convite não o mencionar, então ligue para os noivos e pergunte qual o traje apropriado. Usualmente é uma boa ideia guiar-se pelo horário da cerimónia, o qual deve aparecer no convite.

16 comentários:

  1. Olá!

    Gostaria de saber se posso enviar junto com o convite de casamento o local onde está a lista de presentes.

    Obrigada,
    Renata

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Não é o mais aconselhado. E porquê? Embora seja "obrigatório" oferecer um presente de casamento caso se receba um convite de casamento (independentemente de se comparecer ao casamento ou não), a verdade é que ao colocar a lista de casamento no convite, pode fazer parecer que está a convidar alguém apenas pelo facto dessa pessoa lhe ir oferecer um presente.

    No entanto existem formas mais simpáticas de transmitir esta informação: colocar a lista de casamento num site sobre o seu casamento e colocar o endereço do mesmo nos convites; dizer a quem pergunta; e passar a palavra através da sua mãe ou futura sogra aos restantes convidados.

    Espero ter ajudado.

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  3. recebi um convite de casamento , porém nele tem sr. esrª e o nome do meu marido completo , este convite inclui nossos filhos? ou ó nós dois?

    ResponderEliminar
  4. João Victor,

    Se o convite tem o nome específico e do seu marido, e não acrescenta família, é porque à partida exclui os filhos. Não sei qual a idade dos filhos, mas se forem maiores de idade, teria de vir mencionado o nome deles também. No entanto nem sempre as pessoas sabem como fazer as coisas da forma correta e se gostaria de levar os seus filhos ao casamento, então pode ligar com os pais dos noivos, ou com um dos noivos e discretamente perguntar se a festa é apenas de adultos ou inclui crianças. Diga algo como "Recebi com muito apreço o vosso convite de casamento, mas estou com uma dúvida: o casamento será apenas para adultos?".

    Certamente que o casal ou a pessoa responsável a quem fizer a questão, responder-lhe-á à sua dúvida. De qualquer forma, se a pessoa responder que o casamento é apenas para adultos, agradeça a resposta, deseje tudo de bom, e não mencione o facto de gostar de levar os seus filhos ao casamento. Isto para não deixar a pessoa constrangida com a decisão.

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria, tenho procurado um curso de etiqueta e gostei muito do seu site, parabéns! Caso saiba de algum curso em Curitiba, eu agradeço.

    ResponderEliminar
  6. Olá Maaria Estava procurando na NET um lugar de etiqueta para me dar um HELP !! Até que enfim encontrei o seu.

    Estou fechando a lista do meu casamento , já de antemão exclui os amigos,parentes, que não tenho quase contato;já exclui os tios e primos de 2º grau ,que tenho contato e ainda tenho que excluir familiares de 1º grau não sei como fazer uma vez que tenho contato com eles,uns mais e outros menos, o problemas é que minha família é muito grande e unida também . No meu orçamento e do meu noivo só dá para 250 pessoas ,sendo cerimonial e recepção no mesmo lugar,dividimos 11o para cada um já que a diferença são amigos em comum da igreja que frequentamos .

    Obrigada pela ajuda e o espaço
    Vera Lúcia.

    ResponderEliminar
  7. Olá Vera,

    A sua situação é sempre uma situação delicada. Mas quando não se tem orçamento não se pode fazer milagres. O ideal será conversar com as pessoas que tem de facto contacto e explicar-lhes que gostaria muito de os convidar, mas não tem orçamento para o fazer. Pode acrescentar, se achar conveniente, que mais tarde os compensará com um jantar mais familiar em sua casa. A estes e aos que não tem contacto pode sempre enviar-lhes uma participação do casamento com uma lembrança do mesmo. Opte sempre por convidar quem tem uma relação de maior proximidade, assim é mais compreensível para quem não foi convidado.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  8. Ola bom dia.
    Sou casada e Recebi um convite de casamento, porem não traz o nome do meu esposo, somente o meu. Isso significa que ele não podera ir ao casamento comigo?

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    É perfeitamente natural que tenha essa dúvida. Porém como me parece que talvez tenha sido um lapso, o ideal é perguntar aos noivos sobre o assunto. Tente ser delicada, e diga algo como: "Recebi o convite e gostava muito de comparecer ao casamento, mas como vinha endereçado apenas a mim, gostaria de saber se o casamento é de caráter mais intimo, ou se o meu marido também está convidado?"

    Espero ter ajudado!

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  10. Recebi um convite de casamento do meu primo com a prima da minha esposa, o qual estava redigido da seguinte forma: Sr. e Sra. Meu nome completo. Gostaria de saber se as regras de etiqueta mudaram, pois antes era comum encontrar convites para Sr. nome completo e familia ou Sr. e Sra. Sobrenome... O que seria mais formal?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Gabrielle - bielle_casseano@hotmail.com6:02 da tarde

    Minha irmã foi convidada para ser madrinha do casamento, recebeu um convite formal dos noivos,mas como ela mora longe de onde acontecerá o casamento o contato está escasso.
    O casamento ocorrerá no sábado que vem 19/11, mas a família ainda não recebeu o convite do casamento e nem os convitinhos de entrada da festa, gostaria de saber como ela deve proceder em um e-mail endereçado a noiva para questioá-la se realmente esse convite é válido sem parecer grosseira e para que a noiva não fique chateada.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Olá. Os convites de casamento ao serem dirigidos ao casal (se estes adotarem o mesmo sobrenome) devem ser ex: Sr.a e Sr. Antunes. Se o casal não adotou o mesmo sobrenome deve ter ou o nome completo de ambos, ou o primeiro e último nome de ambos.

    Espero ter ajudado!
    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria,

    Me caso em outubro e escolhi para formato de convite retangular - 16x22 cm, mas, em contato com uma loja de convites, ela me disse que como o meu casamento é a noite, o formato mais apropriado é comprido 14x30 cm, por exemplo.
    Gostei muito do formato escolhido anteriormente, devo mudá-lo para ficar mais elegante e educado?

    Atenciosamente,
    Fabíola Nunes

    ResponderEliminar
  14. Quem vem primeiro no convite de casamento? os nomes dos pais da noiva (primeiro o pai depois a mae?) e ao lado os do noivo?, embaixo ficando primeiro o nome da noiva e depois o do noivo?

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! Parabéns pelo blog, é muito interessante. A minha dúvida é sobre o seu ponto 3, na obrigatoriedade de oferecer prendas de casamento, apesar de não comparecer. O que fazer nos seguintes casos:
    1- Não existe disponibilidade financeira para oferecer uma prenda.
    2- O laço afectivo entre noivos e convidados não é muito próximo, e consequentemente não existe muito gosto do convidado em oferecer uma prenda.
    3- O convite proveio de relações mais próximas, como um parentesco por exemplo, mas também não existe gosto em oferecer uma prenda.
    Coloco estas questões porque acontece que muitas vezes os convidados são mais um montante a atingir, do que a presença de pessoas desejadas num momento especial.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  16. Minha filha irá se casar com um Australiano aqui no Brasil. Deverá ser feito convites em português e inglês, ou no mesmo convite constar o texto em português e inglês?

    ResponderEliminar