segunda-feira, setembro 15, 2008

Presentes de casamento







Existem muitas dúvidas acerca dos presentes de casamento; lista de casamento, dinheiro, quanto gastar, e oferecer quando e o quê...



Quando oferecer

O presente de casamento deve ser enviado de preferência antes do dia do casamento. Logo que receba o convite de casamento deve tentar tratar de enviar um presente com alguma brevidade. Usualmente usa-se enviar o presente de casamento para a casa da noiva, mas pode ser enviado para a casa de um dos noivos. Se preferir também pode enviar o presente depois do dia do casamento - no máximo até 1 mês. Os presentes de casamento não devem ser entregues no dia do casamento, pois nem sempre existe alguém para os guardar e os noivos certamente que não vão estar a pensar nisso durante o dia.

Quanto gastar

Para isto não existem propriamente regras, deve considerar o quanto pode gastar e conjugar isso com a sua proximidade emocional com os noivos.


Presentes da lista de casamento

As listas de casamento são feitas para facilitar a vida a todos: aos noivos que recebem menos presentes repetidos ou indesejados e aos convidados que não têm de andar de loja em loja à procura de um presente adequado. Mas se não pretender oferecer um presente da lista de casamento não tem de o fazer. Isto é meramente opcional.

Oferecer dinheiro como presente

É uma questão de opção. Embora alguns noivos prefiram dinheiro, nada diz que tem de o fazer. Pode simplesmente oferecer um presente que considere ser adequado. Pode também oferecer algo intermédio: um cheque-prenda de uma loja à sua escolha, onde mais tarde os noivos poderão dirigir-se e adquirirem um produto escolha deles.

Não receber feedback dos noivos

Esta situação é complicada. Se enviou um presente e não recebeu um feedback da parte dos noivos (nota de agradecimento) é uma situação delicada, pois eles podem não ter realmente recebido o seu presente. Em último caso, deve ligar com os noivos e perguntar se chegara a receber o presente. Até um mês depois do dia, os noivos devem sempre enviar um cartão de agradecimento a agradecer os presentes que receberam dos convidados.

53 comentários:

  1. Olá Sra. Mary. Devo felicita-la pelo seu execelente trabalho. Sempre gostei do renascentismo e das épocas posteriores. Recentemente percebi que esse meu interesse era motivado pelas boas maneiras e a calma com que tudo se passava, gosto particalarmente dos passeios ao ar livre que eles davam.

    Atensiosamente
    Menina Cordovil

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Gostaria de saber, se é falta de etica pedir o convidado para trocar o presente que está repetido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa nem ser consultor pra responder sua pergunta. E lógico que sim, presenteamos se escolhe.

      Eliminar
    2. E lógico que sim, presente não se escolhe.

      Eliminar
  3. Olá,

    Em vez de pedir ao convidado para trocar o presente, o ideal será que os noivos façam eles mesmos esse trabalho. Porém, devem ser sempre honestos, agradecer e explicar que infelizmente já receberam um presente igual, e que irão ter de o trocar: proponham ser vocês a fazê-lo, mas se o convidado preferir fazê-lo, então devem deixar que o faça.

    Espero ter ajudado.

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  4. é errado dar 2 presentes ?

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Não é de todo errado oferecer 2 presentes. Pode oferecer quantos desejar, só não deve deixar de oferecer pelo menos um.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    A minha família recebeu um convite de casamento e gostaria de saber se é adequado enviar apenas um presente representando toda a família ou por as filhas serem adultas (mas moram na mesma casa) devem dar presentes individuais junto aos namorados, que por sua vez também foram convidados.
    Obrigada,
    Mirela Pires

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Se as filhas são adultas, elas deveriam ter recebido um convite de casamento individual; mas mesmo que não tenham recebido, devem oferecer os presentes de casamento junto com os namorados e não na forma de presente único da família.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  8. O que posso dar de presente para um casal que se muda para outro país (Austrália) logo após o casamento?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Deve-se sempre oferecer presentes de casamento que os noivos necessitem, e claro que se possam pagar, de acordo com a disponibilidade financeira de cada um. Idealmente deve-se perguntar aos pais dos noivos, o que eles preferem, ou aos noivos, se estes têm uma lista de presentes de casamento. Se os pais não puderem ajudar, nem os noivos derem indícios do que gostariam de receber, o ideal é oferecer dinheiro, especialmente se estes vão começar uma nova vida noutro país.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  10. É falta de etiqueta a noiva agradecer o presente comprado em lista de casamento ,mesmo antes de ser entregue pessoalmente?? isso aconteceu comigo , comprei o presente através da lista e antes mesmo de entregar p/ a noiva , ela me ligou agradecendo. achei isso muito chato.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Olá. De facto a noiva deveria ter esperado que lhe entregasse o presente em mãos, mas como se costuma dizer, o que conta é a intenção. Os presentes devem sempre agradecer-se, embora apenas quando se recebem. Mas pense: afinal tem uma pessoa preocupada em agradecer o seu gesto, isto não pode ser mau, certo? Certamente quando receber seu presente em mãos irá enviar-lhe uma nota de agradecimento mais formal.

    Felicidades!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  13. Olá! Fui convidada para o casamento do filho de uma colega do trabalho. Não o conheço pessoalmente, e como o casamento é fora da minha cidade não vou à festa. Devo mandar presente neste caso?

    ResponderEliminar
  14. Olá. Sim, um convite de casamento implica sempre a oferta de um presente pela parte do convidado, quer compareça ao casamento ou não.

    Deve de notificar a pessoa que a convidou dizendo que não vai poder comparecer e oferecendo o que considera ser o presente de casamento adequado.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    Vou me casar e já tenho casa montada. É falta de etiqueta pedir presente em dinheiro (depósito identificado em conta) para a lua-de-mel?
    Grata,
    Leila.

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Não é falta de etiqueta esperar que os convidados ofereçam presentes em dinheiro, mas pode ser falta de etiqueta pedir isso de forma explícita. Isto porque embora os convidados assumam que devem oferecer um presente aos noivos, não devem sentir a obrigação de oferecer algo "pedido" pelos noivos. O ideal é passar essa mensagem mais subtilmente, como dizer isso a quem perguntar e pedir aos pais dos noivos para passarem a palavra. Também podem colocar isso num site de casamento específico, mas nunca nos convites de casamento.

    Votos de um feliz casamento!

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  17. Fui convidada para um casamento; no meu convite não veio a loja em que a lista de presente se encontra, mas foi fácil descobrir (através das lojas que disponibilizam este serviço); já escolhi o que vou enviar e a loja mesmo faz a entrega do mesmo;
    a pergunta é : se eu devo colocar no cartão que será enviado junto com o presente além da mensagem p/os noivos da IMPOSSIBILIDADE de comparecer a cerimônia, ou simplesmente envio
    o cartão e depois da cerimônia justifico o fato??

    ResponderEliminar
  18. Olá.. gostaria de saber se qdo a noiva recebe o presente é deselegante abrir junto com o convidado que deu ou o ideal é agradecer e esperar para abrir com o noivo? Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Boa questão. O fato de não comparecer na cerimónia deve ser comunicado o mais rapidamente possível, porque os noivos irão estar a contar consigo, e se não comparecer, eles terão um custo desnecessário, para além de que se deve avisar que não se vai comparecer antes do evento acontecer, e não depois.

    Se também o deve mencionar no cartão: não deve. Deve sim desejar felicidades aos noivos e assinar o seu nome. Para além disto contactá-los pessoalmente e dizer que não vai poder comparecer ao casamento lamentando o fato. Não necessita de dizer o porquê. Porém, se os noivos enviaram um cartão de RSVP juntamente com os convites, nesse caso pode responder através desse cartão, sem ter de contactar pessoalmente os noivos.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Quando receber o presente, se for antes do casamento, e estiver a sós com o convidado pode abrir o presente e agradecer na hora(não impedindo este gesto de enviar um cartão de agradecimento à posteriori). Mas se pretender esperar pelo seu noivo para o fazer, explique-o ao convidado, pois certamente ele entenderá.

    Porém não abra presentes na recepção do casamento, não é de bom gosto mostrar os presentes que todos ofereceram, criando assim uma espécie de comparação entre eles. Faça-o mais tarde, e não se esqueça de enviar cartões pessoais de agradecimento.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  21. olá, não sei o endereço da noiva e nem conheço seus pais, fica chato eu perguntar a noiva qual o endereço que devo enviar o presente?

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    Não há problema algum.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Minha amiga casou duas semanas atrás e viajou em seguida.
    Fui no casamento mas esqueci de dar o presente.
    É muito feio dar o valor equivalente em dinheiro agora que ela já voltou da lua de mel?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Olá. Não há problema algum.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  25. vou me casar em breve e como moro sózinha há muito tempo, tenho uma casa montada com todos os móveis e eletrodomésticos. Gostaria de pedir meu presente em forma de dinheiro, já que vou oferecer um coquetel apenas para a família e alguns amigos mais íntimos. Como posso fazer isso?

    ResponderEliminar
  26. Olá, vou casar e minha noiva fez uma lista de presentes em uma loja, na minha opinião não acho legal esse tipo de coisa, sinto que estou forçando os convidados a nos presentear ou até mesmo pedindo por favor que nos ajudem, pois vejo que presente a gente recebe, não pede.O que deve fazer?

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    A lista de presentes de casamento só existe para facilitar o trabalho aos convidados, não para os forçar a qualquer coisa. Isto porque esta não deve ser mencionada nos convites. Apenas se deve passar a palavra através dos padrinhos, pais, e claro, se a quem perguntar diretamente. Um convidado de um casamento sabe que é de bom tom oferecer um presente aos noivos, quer compareça ou não, ao casamento, por isso, a lista de presentes é uma forma de um convidado não ter de pensar muito no presente. No entanto não é de qualquer forma algo obrigatório, isso ficará sempre ao critério de cada convidado.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  28. Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite,

    Pretendo oferecer como prenda um cheque e será no proprio dia do casamento, pode aconselhar a melhor forma de o fazer e em que tipo de envelope/embrulho/etc o hei-de fazer?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Olá... o convite do casamento de um sobrinho será breve... e ele deixou o meu convite na casa de minha sogra >>> na verdade ele escolheu as pessoas para levar pessoalmente... fiquei chateada... agora ... pretendo deixar o presente na casa de minha sogra tambem...mesmo pq vou poder ir somente na cerimonia religiosa... está correto isso??? vou avisar o cerimonial q naõ vou a festa.

    ResponderEliminar
  31. Olá, eu e meu noivo moramos aqui em Portugal mas vamos nos casar no Brasil, e lá as pessoas não tem o habito de presentear os noivos com dinheiro, eu gostaria de uma ajuda de como devo escrever um comunicado para ser enviado junto com o convite, solicitando o dinheiro como presente.Obg

    ResponderEliminar
  32. vou me casar mas nao sei como devo divulgar a minha lista de casamento devo falar para os convidados na hora que for entregar o convite da lista de casamento ou coloco uma loja e como faco para avisar os convidados

    ResponderEliminar
  33. vou casar como faco para avisar os convidados da lista de casamento e quanto tempo devo anunciar da lista e quanta tempo devo mandar o convite um mes falo na hora que vou entregar o convite da lista

    ResponderEliminar
  34. eu posso divulgar a lista de casamento mesmo que não vai ter bife e posso entregar na porta da igreja na saída dos convidados um lembrancinha como um bombom ou um cupcake de lembrança

    ResponderEliminar
  35. Fui ao casamento de um grande amigo, mas como sabia que tinham casa e tudo pensei em dar uma boa quantia na gravata, mas não teve. Já se passaram 3 meses, éles não moram próximo e acabei que não tive um contato depois, mas estou com isso na cabeça pela falta de consideração. Como poderia me retratar da melhor forma?

    ResponderEliminar
  36. Olá, sou convidada em um casamento no civil que se realizara neste mês e os noivos vão se casar na Igreja em meados do ano que vem. No casamento do civil eles só vão fazer um almoço para alguns familiares e os amicíssimos e no casamento da Igreja é que farão a festa para todos os parentes e amigos, afinal quando devo mandar o presente, agora? depois? ou é correto dar um presente em cada data?

    ResponderEliminar
  37. Ambiente de trabalho, fui convidado para um casamento, assim como meus dois chefes, todos somos casados. É chato nos juntarmos para oferecer um presente melhor para os noivos ou cada um deve oferecer o seu?

    ResponderEliminar
  38. Fui convidada para um casamento e duas pessoas que trabalham comigo também, todos com seus conjugues. Pensamos em comprar um presente melhor em conjunto. O que é correto e elegante? Cada um dá o seu presente ou podemos dar em conjunto?

    ResponderEliminar
  39. Até quantos dias de antecedência posso dar o presente? Comprei hoje 19/02 mas o casamento é só dia 11/04 .

    ResponderEliminar
  40. Trabalhamos numa empresa que uma ex-funcionária vai se casar, ela nos convidou sete pessoas, um convite por família, minha duvida é: as pessoas do meu grupo que foram convidadas querem dar um presente só, fixando o valor de r$ 50,00 reais cada um. Não é deselegante já que os noivos tiveram o cuidado de dar um convite para cada um. Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde.

    Devo entregar o presente junto com a nota fiscal?

    ResponderEliminar
  42. Ola,a tia do meu namorado vai casar, ele quer que eu o acompanhe no casamento,mais eu n fui convidada,devo ir ou nao?

    ResponderEliminar
  43. Estou noiva, então como sugestão de presentes deixei uma lista em três lojas, inclusive em um site. Chamei seis tias para serem madrinhas e para minha surpresa elas se juntaram de três em três e me deram apenas dois presentes (simples). Fiquei super decepcionada com a atitude delas, pois na lista tinham inúmeras opções de variados valores e padrões que se encaixaria em diversos orçamentos. Além disso, o convite dado a cada uma das tias foi separado, englobando ela e o marido, e outros incluindo até mesmo mais de quatro pessoas. Na minha opinião a atitude delas de se juntarem para dar um único presente foi deselegante e feia. Qual a sua opinião?

    ResponderEliminar
  44. Estou noiva, então como sugestão de presentes deixei uma lista em três lojas, inclusive em um site. Chamei seis tias para serem madrinhas e para minha surpresa elas se juntaram de três em três e me deram apenas dois presentes (simples). Fiquei super decepcionada com a atitude delas, pois na lista tinham inúmeras opções de variados valores e padrões que se encaixaria em diversos orçamentos. Além disso, o convite dado a cada uma das tias foi separado, englobando ela e o marido, e outros incluindo até mesmo mais de quatro pessoas. Na minha opinião a atitude delas de se juntarem para dar um único presente foi deselegante e feia. Qual a sua opinião?

    ResponderEliminar
  45. Estou noiva, então como sugestão de presentes deixei uma lista em três lojas, inclusive em um site. Chamei seis tias para serem madrinhas e para minha surpresa elas se juntaram de três em três e me deram apenas dois presentes (simples). Fiquei super decepcionada com a atitude delas, pois na lista tinham inúmeras opções de variados valores e padrões que se encaixaria em diversos orçamentos. Além disso, o convite dado a cada uma das tias foi separado, englobando ela e o marido, e outros incluindo até mesmo mais de quatro pessoas. Na minha opinião a atitude delas de se juntarem para dar um único presente foi deselegante e feia. Qual a sua opinião?

    ResponderEliminar
  46. Os cerimonialistas podem receber presentes que não puderam ser entregues antes?

    ResponderEliminar
  47. Se em aniversários os cerimonialistas mantém um espaço para os presentes pq não o fazem em casamentos para o caso de convidados que não puderam enviar em tempo?

    ResponderEliminar
  48. Olá, o que fazer com convidados que não deram presente?
    Queremos agradecer na mesma a presença, mas não sei se deveriam ter um cartão de agradecimento como os restantes convidados...

    ResponderEliminar
  49. Olá recebi um convite para somente a cerimônia na igreja. Devo enviar presente mesmo assim? pois acho que haverá recepção porém para uma lista de convidados mais restrita.

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde... Preciso de uma ajuda. Comprei um presente e se os noivos precisarem trocar vão precisar da nota fiscal. Como faço neste caso? Pois acho muito chato ter que colocar a nota fiscal junto com o presente. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  51. Comprei um presente eletronico para um casamento e fiz garantia estendida. Como faço neste caso, envio a nota e o termo de garantia ou apenas aviso que fiz e está comigo? não é chato dar a nota fiscal junto, por causa do valor
    ?

    ResponderEliminar