segunda-feira, outubro 26, 2009

Vizinhos curiosos, o que fazer?























Se tem daqueles vizinhos que adoram saber sobre tudo sobre sua vida, querem saber quanto custou o carro, quem era o senhor que esteve em sua casa, se o seu filho já terminou a universidade…, o que fazer sem ser mal-educado(a)?


Saiba que se não quiser responder a questões pessoais não tem de o fazer. Existem diversas formas de dar a volta a este tipo de situação. Uma das formas é responder com humor, outra e responder com "resposta não resposta".


Poderá dizer algo como “Paguei mais do que devia” ou “A escola é muita cara hoje em dia por isso, o melhor é que o meu filho termine a universidade rápido”.

A outra forma é ser vago, sem responder ao que a pessoa quer saber, dizendo algo como “Nem quero pensar no preço”.


A forma mais objectiva é dizer directamente e diplomaticamente que não gosta de falar acerca de dinheiro, mudando de assunto logo de seguida. Desta forma será perceptível que não adianta perguntar coisas privadas da sua vida, pois não irá responder.

4 comentários:

  1. Adorei o seu blog, é realmente muito interessante e ajuda muito!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. olá, gostaria de saber qual é a prioridade dessa atitude com os vizinhos. E se eles insistirem? Isso não é meio que...anti-amizades?

    ResponderEliminar
  3. Olá.

    A prioridade de uma atitude é algo relativo. Este artigo refere-se a vizinhos curiosos em excesso e não à cordialidade natural que se cria entre as pessoas que vivem no mesmo prédio ou mesma rua.

    Aqui a ideia é que se não quiser responder a questões pessoais que considere desadequadas ao grau de intimidade que tem com a pessoa, não tem de o fazer.

    Espero ter ajudado!

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  4. renata simas12:38 da manhã

    Estou adorando suas dicas!
    Sei bem essa arte de falar tudo e não dizer nada. Pois com o tempo acabamos por entender e temos que nos adaptar a falta de educação das pessoas que insistem em saber de detalhes de nossas particularidades principalmente sobre questões financeiras.

    ResponderEliminar