quinta-feira, dezembro 10, 2009

Duas festas de casamento: quando oferecer o presente de casamento?


















Esta situação relacionada com o casamento é bastante comum: quando os noivos convidam para uma cerimónia de casamento civil discreta, e mencionam que mais tarde vão comemorar na igreja, ou numa festa de casamento mais formal. Quando oferecer o presente de casamento? Na cerimónia civil ou esperar pelo casamento na igreja?


O ideal é tentar saber se deve oferecer o presente de casamento agora ou mais tarde na outra festa de casamento, tentando saber essa resposta junto da família dos noivos. Usualmente a família sabe responder a estes assuntos, especialmente os pais dos noivos ou a os padrinhos de casamento. Se isso não for viável, deve tentar perceber se de facto irá mesmo acontecer uma festa de casamento formal depois de uma cerimónia menos formal.

Se esta ideia de fazer outra festa de casamento mais formal não for uma certeza, e for apenas um desejo, então deve oferecer o presente de casamento na cerimónia de casamento. Se decidir esperar pelo casamento mais formal para oferecer o presente de casamento, não deve deixar de enviar ao casal de noivos um cartão a desejar-lhes felicidades, e a dizer que aguarda com grande emoção o dia da recepção do casamento.

5 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber a sua opinião sobre se devemos ou não dar presentes aos professores dos nossos filhos, no Natal. Se sim, gostaria de receber dicas, sabendo que não tenho nenhum jeito para manualidades. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mrs. Noris,

    Oferecer presentes aos professores dos nosso filhos é uma tradição antiga e um gesto muito bonito.

    Reconhecer o trabalho que alguém tem ao ensinar os nossos filhos, ao dar-lhes educação, deve ser reconhecido com um acto de gratidão.

    Podem ser as palavras de agradecimento, que nunca são demais, e pelo menos uma vez por ano, oferecer um presente simpático e simbólico.

    Este presente deve ser algo simbólico, e nada muito extravagante ou dispendioso. Neste caso, o que importa é o gesto de reconhecimento e não o valor do presente.

    Poderá oferecer um bom livro clássico - um professor gosta sempre de ler; um cesto de frutas bem decorado, um vaso com uma flor para colocar na secretária,um pequeno cabaz de produtos gourmet regionais, um voucher para algo cultural, etc.

    Envolva o/a(s) seu/a(s) filho/a(s) na escolha do presente, e lembre-se que a oferta deverá ser simbólica e nada de muito dispendioso.

    Espero ter ajudado.

    Um grande abraço,
    Mary

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a sua opinião. A minha posição inicial era não dar presentes aos professores do meu filho, e acho que a irei manter para já, adiando então o presente para o final do ano lectivo. Gostei da ideia das "palavras de agradecimento".
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Sei que pode parecer ridículo mas queria só dizer que gostei imenso do seu blog. Faz falta alguém que defenda a arte perdida das boas-maneiras.

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Andava à procura de alguma informação sobre etiqueta ao telefone. Não sei se me pode ajudar, mas deixo na mesma a situação. Sou recepcionista num escritório de advogados e costumo ser chamada à atenção por causa da forma como faço telefonemas. Dizem-me que qdo faço uma chamada tenho de pôr em linha a secretária e quando recebo chamadas tenho de pôr em linha a pessoa que pediu a chamada. Acontece que ngm está interessado em falar com secretárias e acabo por me deparar com um dilema! Espero que tenha sido uma explicação clara. Obrigada!

    ResponderEliminar