terça-feira, dezembro 08, 2020

Deve-se oferecer presentes de Natal aos colegas de trabalho ou patrão?



Regra geral, não se deve oferecer um presente de Natal ao patrão. Isto porque este gesto pode ser compreendido como uma espécie de “ tentar cair nas suas boas graças”, ficando a sensação que está a tentar que ele fique na dívida para consigo. 



Nem sempre é assim, mas mais vale prevenir e evitar este tipo de constrangimento; até porque adicionalmente poderá criar mau ambiente com os colegas. Todavia, se oferecer um presente que tenha sido comprado em conjunto com os restantes colegas de trabalho, desde que seja um presente simbólico, e nada muito dispendioso, não há qualquer problema.

Relativamente à troca de presentes entre colegas de trabalho, o ideal é fazerem trocas de presentes cegas. Cada pessoa compra um presente simbólico até um valor determinado, todos são colocados dentro de um saco, e posteriormente cada pessoa que participou, retira um presente às cegas. Para além de ser um gesto mais simbólico do que outra coisa, é bom para o ambiente de trabalho, pois pode ser um momento bem divertido. Se isto não acontecer, não há problema algum em oferecer um presente de Natal aos colegas mais chegados. Porém, a entrega destes presentes deve ser discreta para que os outros não sintam que foram descriminados. Por vezes o ideal é fazê-lo fora do local do trabalho.

6 comentários:

  1. tenho um comentario a fazer com relacao nao com essa situacao mas com outra situacao : por exemplo: fiz uma viajem de 4 dias e troxe presentes, (lembrancinhas), para amigos e depois entreguei um presente para uma amiga e tambem para um amigo so que ela tem namorado que e justamente o cara que eu tambem trouxe so que ainda no momento nao entreguei a ele pois nao o vi ainda hoje. ela tah pensando que entreguei somente para ela e acho que ela tah pensando que eu to dando em cima dela. Gostaria de uma ajuda com relacao a isso. Obrigado!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá. O ideal é oferecer o presente ao namorado da sua amiga, desta forma tudo se esclarecerá. Não necessita de explicar nada a nenhum deles, pois a sua amiga poderá não estar a pensar no que menciona. Aja naturalmente.

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  3. Olá. Tenho colegas de trabalho que me dão caronas semanalmente, e alguns eventualmente. Gostaria de presenteá-los no Natal, mas estou em dúvida quanto ao tipo de presente e valor. Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  4. Olá. Provavelmente conhece algum dos gostos dos seus colegas, por isso tente escolher algo que saiba que eles apreciam.
    Se não fizer ideia, enquanto viajar com eles, tente puxar a conversa sobre o tema.
    Porém, não ofereça nada demasiado extravagante, nem demasiado dispendioso; e tente oferecer a todos, algo semelhante no valor e no simbolismo, pois cada um deles contribui da mesma forma.

    Opções comuns são sempre uma boa garrafa de vinho, artesanato, chocolates...

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  5. E presentear o gestor na data de seu aniversário? é bom ou ruim?

    Grata!

    ResponderEliminar
  6. Suelimoura,

    Só o deverá fazer se for um presente oferecido por todos os colegas, e não apenas por si. Desta forma não será visto como algo pessoal, mas sim como fruto de bom ambiente de trabalho.

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar