sábado, outubro 21, 2006

Etiqueta nos negócios – Dicas para uma boa entrevista




O seu curriculum vitae está bem impresso num papel de qualidade, e já praticou as respostas possíveis para uma boa entrevista. Deixo aqui mais algumas dicas para se preparar para uma entrevista de sucesso.

Investigue tudo

Existem várias razões para fazer uma visita a uma empresa antes de lá ir fazer uma entrevista.
• Saberá como lá chegar e quanto tempo demora a faze-lo.
• Verá como se vestem as pessoas que trabalham nessa empresa.
• Conhecerá a recepcionista e saberá o seu nome. É das melhores pessoas para perguntar uma opinião geral sobre a empresa.
• Poderá pegar em brochuras que se encontram na área da recepção, como relatórios de contas anuais, brochuras de vendas, newsletters.
• Tente saber o nome da pessoas pela qual ira ser entrevista(o), caso ainda não o saiba.

Chegue a horas

Não existe qualquer tipo de excepção para esta regra. Se necessário experimente ir previamente ao local na mesma altura em que a entrevista irá decorrer, para ver quanto tempo demora a chegar ao destino. Se por um infeliz acidente como se o pneu do carro furar ou o autocarro se atrasar, ligue para a empresa a avisar o mais rápido possível; peça desculpas, explique e ofereça-se para remarcar a entrevista. Mas até mesmo isto poderá não salvará a situação.
Vista-se apropriadamente
Faça o seu trabalho de casa. Telefone ou visite o local para saber qual é o tipo de indumentária que se utiliza. Ao fazer uma visita à empresa terá a vantagem de observar o que os seus futuros colegas costumam vestir . Senão tente consultar o site da empresa em busca de informações. Uma boa dica é vestir-se um bocadinho mais formal que a média dos funcionários da empresa. Por exemplo se todos os funcionários usarem ténis e calças de ganga, use uns ténis com calças de sarja e um blazer. Se toda a gente usar um fato e gravata, use o seu melhor fato.

Apresentação

Ter bom aspecto é tão importante como usar a roupa apropriada. Os sapatos deverão estar limpos e engraxados, as roupas deverão estar impecavelmente limpas e passadas a ferro. Nada de usar roupas com manchas, borbotos ou com falta de botões. O cabelo deverá estar limpo e arranjado, bem como as mãos, estas devem ter as unhas limpas e aparadas. As mulheres deverão usar uma maquilhagem simples e um cabelo sem grandes penteados, de preferência apanhado. Use um desodorizante anti-transpirante, e esqueça o perfume em excesso.

Imagem personalizada

Adora o seu piercing na sobrancelha e as suas madeixas lilás. Obviamente tem todo o direito à sua individualidade. Um trabalho não são tendências de moda. Lembre-se que tal como você tem o direito a usar um piercing na sobrancelha, a empresa tem o direito a projectar uma imagem que pode não ir de acordo com a que você projecta. Neste caso terá de decidir se o seu piercing e as suas madeixas valem mais do que o emprego. Claro que existem muitas empresas, e muito tipo de trabalhos. Se for para trabalhar na industria da música ou em moda - nomeando só duas, com excepções - ninguém sequer estranhará o seu piercing ou o a cor do seu cabelo.

Saber os nomes certos

Não há nada mais estranho do que ter pessoas a perguntarem-nos como estamos. Apresente-se à recepcionista e diga-lhe o seu nome. “Boa tarde, o meu nome é Maria Reis. Tenho uma entrevista marcada às 14 horas com Manuel Roriz”. Memorize o nome da recepcionista. Tenha atenção em saber o nome da pessoa pela qual será entrevistada(o). “Boa tarde Sr. Roriz, o meu nome é Maria Reis. Muito obrigada por me receber hoje.”

Aperto de mão

Mantenha-se com uma postura recta, olhe a pessoa nos olhos, diga o nome da pessoa, e dê um aperto de mão firme e não muito demorado. Se tem alguma dúvida de como executar um bom aperto de mão, pratique com um amigo. Peça ao seu amigo para fazer vários apertos de mão como por exemplo: peça-lhe para olhar para os seus pés e murmurar algo enquanto lhe aperta a mão; peça ao seu amigo para apertar bem a sua mão e ao mesmo tempo apertar o seu braço entusiasticamente. Agora peça ao seu amigo para o olhar nos olhos e lhe apertar a mão firmemente. Depois, não se esqueça de oferecer um café ao seu amigo.

Diga obrigada(o)

No fim da entrevista, levante-se, agradeça ao entrevistador pela entrevista e pelo tempo dispensado consigo, e olhando-o nos olhos aperte-lhe a mão.

9 comentários:

  1. Vou receber o padre que nos casou, e de repente fiquei a pensar que pormenores devo cuidar. ou devo receber como qualquer outra pessoa?

    ResponderEliminar
  2. Cara Paula,

    Deverá de o receber sempre com atenção e fazê-lo sentir-se bem-vindo em sua casa.

    Porém a sua atitude irá certamente variar de acordo com o grau de intimidade que mantém com a pessoa. Se não mantém um grande grau de intimidade deverá receber a pessoa com mais formalidade: convidando-a para entrar,segurando-lhe no casaco, servindo-lhe uma bebida ou um café, caso não o tenha convidado para um almoço ou jantar. Se for um jantar ou almoço, deverá sentá-lo no lugar de honra da mesa, como convidado que é, mantendo uma conversa agradável, no geral, fazendo com que a pessoa se sinta bem recebida.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  3. uma recepcionista pode usar esmaltes escuros?

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não vejo porque é que uma recepcionista não possa usar um esmalte escuro, desde que a manicura seja discreta - unhas que não sejam exageradas no comprimento. Porém, quando estamos a falar de esmalte escuro penso que estamos a falar de tons avermelhados e não de negro, pois o negro pode ser demasiado pesado para a primeira imagem da empresa que afinal você representa (a não ser que esteja de acordo com a imagem que a empresa deseje transmitir como por exemplo: uma empresa discográfica).É tudo uma questão de bom-senso, e de adequar o seu estilo à imagem da empresa em que trabalha.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  5. qual a roupa certa a usar num dia de entrevista? para o cargo de recepcionista? cabelos presos ou soltos?

    ResponderEliminar
  6. Olá. A roupa certa será algo clássico, como um fato neutro de saia e casaco, complementado com um top não muito decotado, e por exemplo um belo colar mais arrojado para demonstrar a sua personalidade.
    Os cabelos devem ser simples, não necessitam de ser usados presos, nem de ser usados soltos, evite apenas grandes penteados elaborados. Se o cabelo preso lhe der mais confiança então use-o preso, se solto lhe der mais confiança use-o solto. Numa entrevista é muito importante sentir-se segura, o aspeto é só uma ajuda.

    Espero ter ajudado! Votos de sucesso.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Queria pedir um conselho,eu nunca trabalhei,já enviei um monte de curriculo e nada de chamar nem para uma entrevista,tinha até desistido.Hoje eu estou recem operada fiz uma cirurgia no maxilar e mandibula tem 25 dias,por isso estou com o rosto um pouco inchado mesmo assim só de um lado pq o outro já voltou ao normal e estou falando com um pouco de dificuldade,só que essa semana eu recebi um telefonema para uma entrevista de uma empresa conceituada,fiquei feliz mas não sei o que faço eu confirmei a minha presença pelo telefone,fiquei sem jeito de falar o que estava acontecendo,a questao é devo ir ou não,a entrevista é para ser recepcionista.
    Por favor se puder me ajudar a entrevista está marcada para terça.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Se já confirmou que ia à entrevista, o ideal é ir mesmo, porque o pior que pode fazer é confirmar uma entrevista e não aparecer. Assim sendo, vá à entrevista o mais preparada que conseguir: informe-se bem sobre a vaga de emprego e suas funções e também sobre a empresa. Na altura da entrevista explique o seu problema e torne isso em algo positivo, ou seja, insinue que nem esse problema a demove de cumprir o seu dever e de trabalhar. Assegure também que é uma questão de dias até ficar com o seu problema resolvido. Boa sorte!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  9. obrigado pelas dicas que me foi dada,a um mês fiz uma entrevista e tremia de nervosismo ficaram de me ligar ate agora nada.com estas dicas vou melhorar.

    ResponderEliminar