sexta-feira, novembro 10, 2006

Como oferecer um presente adequadamente


Muitas vezes oferecer presentes não é uma tarefa fácil, e faze-lo da melhor maneira ainda mais difícil se torna. Apresento um guia genérico para ajudar nestas situações.

Abrir presentes depois da festa

Já lhe aconteceu por exemplo ir a uma festa de aniversário, oferecer ao aniversariante aquela presente escolhido com tanto empenho, ele agradece e não o abre à sua frente? De facto isto é uma situação desagradável. Os presentes devem ser abertos em frente a quem os oferece, mas com um certo decoro: tenha o cuidado em fazê-lo discretamente, para que os convidados que não ofereceram nada não se sintam mal. Existem contudo excepções, como no caso de um casamento em que os presentes são enviados antecipadamente. Neste caso deverá sempre enviar um cartão de agradecimento a quem ofereceu o presente.

Presentes de grupo

Esta situação é muito comum, como por exemplo no caso de vários irmãos optarem por oferecer um presente em conjunto à sua mãe. Nesta situação deve-se sempre oferecer um presente de grupo melhor do que se ofereceria individualmente. Escrevam sempre um cartão assinado pelas pessoas que contribuíram para o presente.

Presentes para um professor

Se o seu filho frequenta uma escola, o ano lectivo terminou e decide oferecer um presente ao professor expressando a sua gratidão pelos bons serviços prestados, pode e deve faze-lo. É importante não oferecer nada de muito extravagante ou dispendioso, cerca de 25, a 30 euros é bastante razoável. Pergunte ao seu filho os interesses do professor, faça com que ele participe activamente na compra.Antes de tomar qualquer decisão deve procurar informar-se na escola do seu filho, se oferecer presentes aos professores é permitido, pois alguns colégios não o permitem.

Transmitir qual o presente que se deseja receber

Não tem mal nenhum transmitir o que deseja receber para presente de Natal, aniversário, casamento, etc. O truque é fazê-lo sempre discretamente. Mais difícil será passar a palavra a pessoas que raramente vê. Para os próximos Natais pode sempre mencionar algo como:”É sempre tão atenciosa, se quiser, para o próximo ano, posso ajuda-la a escolher o meu presente, para lhe poupar a tanto trabalho.”

“Por favor, não tragam presentes”

Quando o convite tem esta frase escrita, não é totalmente errado levar na mesma um presente, mas certamente não é apropriado. Se desejar oferecer na mesma um presente, deve enviar o presente antes do dia da festa para a casa da pessoa; assim honrará a pessoa sem a deixar desconfortável. Quem faz este tipo de pedido tem as suas razões para o fazer. Talvez não queira que os convidados se sintam na obrigação de levar algo, ou simplesmente pode não precisar de mais nada a não ser da sua companhia. Pense que se aparecer com algum tipo de presente no evento, será muito constrangedor para os restantes convidados pois estes não levaram qualquer oferta.

Convidados sem presentes

Se no seu casamento, apareceram convidados sem presentes, não deve nunca perguntar-lhes se ofereceram algo, pois pode ser uma situação muito constrangedora. Neste caso deve enviar uma nota de agradecimento pelo facto de terem comparecido no casamento. Esta nota – sem qualquer menção ao presente recebido - pode fazer com que a pessoa devolva o gesto a perguntar se gostou do presente, ou para o facto de não ter comprado nenhum presente, lembrando-lhe de comprar um.

4 comentários:

  1. De fato é muito chato ir ao um casamento sem enviar um presente aos noivos

    ResponderEliminar
  2. De fato é orrivel ir a um casamento ou aniversário sem levar ou enviar um presente.

    ResponderEliminar
  3. presentear c/ 2 presentes e ruim?

    ResponderEliminar
  4. Presentear com dois presentes não tem mal algum. Se pretende oferecer 2 presentes, ofereça.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar