domingo, Maio 06, 2007

Convites e agradecimentos em várias situações





Convidar e agradecer convites, como tudo o resto na vida também se torna numa arte de saber conviver com os nossos semblantes em harmonia. Endereçar um convite correctamente, ou enviá-lo com a antecedência correcta não são só regras sem fundamento, são regras que ajudam quem é convidado a preparar-se para o evento. Ninguém consegue adivinhar onde é que vai decorrer o evento para o qual foi convidado se não for informado do mesmo. Tal como por exemplo: um convidado de gala nunca deverá receber um convite em cima da hora, pois não terá tempo de preparar a indumentária apropriada para o momento.

Convidar o patrão que já não o é

Convidou o seu patrão para o seu casamento. Acontece que entretanto mudou de local de trabalho, tendo ele respondido que iria comparecer ao seu casamento. Muitas vezes as amizades entre colegas de trabalho, ou mesmo patrões, sobrevivem a esta situação complicada, outras vezes nem por isso. Independentemente de ter mantido uma relação de amizade com essa pessoa ou não, essa pessoa já lhe tinha respondido que estaria presente no seu casamento, por isso deve de contar com a sua presença; tentar desfazer o convite não é a melhor ideia. O melhor que tem a fazer é deixar o assunto, e esperar que ele vá ao casamento. Caso ele faça um contacto a dizer que não pretende comparecer, compreenda e aceite e graciosamente.


Não ser convidado por colega de trabalho para um baptizado

Um convite nunca se deve exigir, deve-se sempre esperar. Se não foi convidado não fique ofendido, pois os colegas de trabalho não são normalmente uma primeira opção quando diz respeito a convites de baptizado. Um baptizado é em geral uma celebração mais circunscrita à família e parentes mais próximos. Agora pode, e será de muito bom-tom, oferecer um presente à mãe ou ao pai (conforme as circunstancias) do recém-nascido. Pode sempre oferece-lo numa altura que ela, ou ele retorne ao trabalho, ou enviá-lo para sua residência, com um cartão a felicitar os pais.

Pedir aos convidados que enderecem as suas notas de agradecimento

Depois de se receber um presente de casamento, os noivos deverão enviar uma nota de agradecimento escrita à mão para cada convidado, agradecendo o presente recebido. Poderá pensar dar o envelope aos seus convidados para eles o auto-endereçarem, facilitando o trabalho aos noivos… Mas ainda que pareça uma boa ideia não o façam! É de muito má educação pedir a um convidado para endereçar o seu envelope de agradecimento. A razão? O convidado poderá sentir-se excluído, pensando que a nota de agradecimento que deve de ser um acto de gratidão, é um acto mecânico, inconveniente para os noivos. Certamente não desejará que o convidado se sinta desta maneira. Poderá pedir-lhe a sua morada, mas escreva-a num caderno, ou noutro lugar que não seja directamente um envelope.


Receber notas de agradecimento trocadas

Se recebeu uma nota de agradecimento referente a um casamento, e a um presente diferente do que realmente ofereceu, antes de ligar aos noivos a alertá-los para o engano, pense se comprou um presente que não foi entregue por si. Se assim foi, deve dirigir-se ao local e verificar se não existiu qualquer engano por parte da loja. Se realmente verificar que é um caso de confusão por parte dos noivos, deve de faze-los saber do engano. Eles certamente ficarão gratos pela sua atenção. Deve dizer-lhes algo como:”Obrigada pela vossa simpática nota, mas penso que devem gostar de saber, que eu ofereci um conjunto de pratos e não de linhos.”

Informação sobre lista de casamento nos convites

Informação sobre a lista de casamento nunca deve de estar incluída nos convites de casamento! A tradição ainda mantém esta prática, e colocar o local da lista de casamento nos convites de casamento é considerado inapropriado e de muito mau gosto. E isto porquê? Esta atitude dá mais ênfase aos presentes de casamento e diminui a função do convite que implica que se requer a presença do convidado, num momento tão importante. As listas de casamento são óptimas para facilitarem a oferta de presentes aos noivos. Mas faça passar a palavra da maneira mais tradicional, de boca-em-boca, e não envie e-mails a informar da lista de casamento, mesmo que esteja registado numa lista de casamento on-line.

Endereçar os convites formais

Se pretende enviar um convite formal, referente ao seu casamento, para amigos que tenham um título como por exemplo a um médico amigo e sua esposa, e sabe que esse amigo prefere usar o seu título socialmente o convite deve de ser dirigido “Sr.ª Joana Pessanha e Dr. João Pessanha”.

Ignorar os convites

A arte do RSVP (abreviação do francês, répondez s'il vous plaît), ou RSFF (abreviação do português, responda se faz favor), nunca deveria cair em desuso. Esta abreviatura requer uma resposta ao convite quer ela seja afirmativa, ou não. Quantas vezes acontece convidar alguém formal ou informalmente para algo, e essa pessoa não lhe dá qualquer tipo de satisfação? Quando alguém nos faz um convite, deve-se sempre responder ao mesmo. Quando o convite é feito formalmente, por escrito, também deve ser respondido por escrito. Quando o convite é menos formal, pode-se responder na mesma formalmente, mas deve-se ponderar sempre a maneira adequada de o fazer. Pegar no telefone muitas vezes é a coisa mais correcta a fazer. Não se esqueça de ser sempre cortês e responder aos convites. Não tem de se responder sempre que sim, pode sempre dizer algo como “Fiquei encantado com o convite, mas infelizmente por motivos pessoais não vou poder estar presente”


Enviar um convite com que antecedência?

Existe uma antecedência relevante para se enviar um convite, tudo depende da formalidade do evento. Um convite formal deve ser enviado 4 semanas antes do evento, um convite para um casamento deverá ser enviado 2 meses antes da data. Quanto menos formal for o evento menos tempo é requerido para enviar o convite.


10 comentários:

  1. Acho que fazer posts menores facilitaria a leitura - por exemplo, um tópico para cada post. Mas deixe assim, se quiser, o blog é seu. Só deixa eu perguntar: um amigo queria fazer um livro sovre etiqueta para crianças - existe alguma coisa assim, já feita?

    ResponderEliminar
  2. Quero felicita-la por este seu espaço na NET. Ando a aprender a melhorar alguns aspectos do meu comportamento social, e as informações que disponibiliza no seu blog são muito úteis. Obrigado.
    Cumprimentos

    Edgar

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, parabéns pelo blog. Está fantástico!

    Já agora, vou passar ferias em casa de uma amiga. Acha de bom tom agradecer a hospedagem com um presente? E qual seria a melhor opção?

    Obrigada :)

    Lara

    ResponderEliminar
  4. Lara,

    Antes de mais muito obrigada pelo seu comentário.

    Se vai passar férias a casa de uma amiga é de facto boa ideia apreciar o gesto com um presente. Certamente conhecerá bem a sua amiga, saberá do que ela gosta. Se ela apreciar poderá oferecer-lhe um cesto de gourmet, um livro de mesinha de café sobre um tema que ela aprecie, algo para a casa ...

    Uma grande abraço,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  5. Minha filha vai fazer 11 anos e gostaria de saber, qual a melhor maneira de convidar os coleguinhas ,sem estender o convite para a familia.É sempre uma situaçao constrangedora colocar no convite ,claramente, que é só para a criança . Como proceder para ser bem claro e nao ser indelicado? Obrigada Andrea

    ResponderEliminar
  6. Olá. O convite deve ir em nome de cada amigo da sua filha, ou seja, dirigido a cada criança.
    Numa festa de aniversário de criança é perfeitamente normal convidar diretamente a criança.

    Coloque não só a hora do início da festa mas também a hora de quando termina a festa,para que os pais saibam com o que contar.

    No entanto, para não existirem mal entendidos, telefone também aos pais das crianças convidadas, agradecendo a sua disponibilidade para irem levar e buscar a criança e assegurando que o filho(a) dessa pessoa irá estar bem entregue durante a festa da sua filha.
    Desta forma a pessoa irá perceber que a festa é exclusiva para crianças, sem ter de lhe dizer que não pode ir.

    Espero ter ajudado! Felicidades para sua filha.

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  7. gostaria de saber se tenho que abrir o presente na hora de recebe-lo,no momento da festa. e no dia seguinte eu tenho que telefonar para agradecer, vale lembrar que foi feito agradecimento no recebimento.

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Quando se está a sós com quem oferece pode-se abrir o presente à sua frente, mas se estiverem outros convidados a assistir, o ideal é agradecer e abri-lo depois, e como diz, telefonar posteriormente a agradecer o presente.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  9. Olá! Gostaria de saber como faço para convidar meus colegas de trabalho para meu casamento. se posso entregar um convite só a ser fixado no quadro de avisos, ou não.

    ResponderEliminar
  10. Olá. Para convidar os seus colegas de trabalho, deve fazer como com os restantes convidados de casamento: entregar-lhes o convite de casamento em mão, ou enviar pelo correio.

    Espero ter ajudado!
    Maria Reis

    ResponderEliminar