terça-feira, abril 27, 2010

Como distribuir os convidados à mesa num jantar formal


Algo que ainda permanece nos dias de hoje é a forma como se sentam rigorosamente os convidados num jantar formal. Num jantar formal deve respeitar-se a hierarquia dos convidados.
Na distribuição dos lugares à mesa existem dois tipos de distribuições possíveis: “à francesa” e “à inglesa”. Cada uma destas normas distingue-se pela distribuição dos convidados pela sua importância social, organizando-os de forma crescente ou decrescente.
Na distribuição dos convidados “à francesa” o lugar da presidência da mesa é o central, decrescendo a importância dos convidados do centro para as pontas (nas pontas não se sentam convidados).
Na distribuição dos convidados “à inglesa” a presidência é ocupada nas extremidades da mesa, e neste caso a importância dos lugares cresce do centro para as pontas.
A presidência da mesa é geralmente ocupada pelo casal anfitrião do jantar, que na realidade distribuirá os lugares como desejar: pelo grau de amizade, pelo parentesco, pela idade, etc…
Os homens alternam sempre com as senhoras, para tornar a mesa equilibrada e para dar uma certa harmonia ao ambiente.   
Num jantar mais formal, os lugares de mesa devem estar marcados com o nome de cada convidado escrito em marcadores de lugar colocados em frente a cada prato. Cada convidado deve ser escoltado por pessoas destinadas a esse fim, ou até pelos filhos mais velhos da casa.
Porém, nem sempre a presidência da mesa é dada aos anfitriões; estes podem preferir homenagear alguém como uma pessoa mais velha da família, um amigo, ou até um ministro ou presidente. Neste caso, o casal anfitrião ocupará os lugares à mesa mais importantes - logo a seguir aos lugares da presidência.
Os lugares de honra para as senhoras serão sempre o primeiro à direita do anfitrião, e o segundo à esquerda. Para os cavalheiros serão: o primeiro à direita e o segundo à esquerda da anfitriã.

1 comentário:

  1. Adoro todo que esteja direitinho. Felizmente as pessoas já estão a aderisr mais. O seu blog faz bem a muita gente.

    Parabéns

    Maria helena Ribeiro

    ResponderEliminar