sexta-feira, maio 07, 2010

Como cumprimentar alguém num restaurante


Todos já nos deparamos com amigos, conhecidos, colegas de trabalho em diversas circunstâncias e locais. Cada circunstância em cada local distinto pode pedir uma forma diferente de cumprimentar a outra pessoa. Como tudo na etiqueta e boas maneiras é uma questão de bom senso. Fica aqui uma ideia geral para saber como agir quando encontrar um conhecido ou conhecida num restaurante.

Uma das situações onde nunca se sabe bem como se deve cumprimentar alguém, é quando se encontra alguém conhecido a jantar num restaurante. Se está a chegar ao restaurante e encontra pessoas conhecidas a jantar, é natural que vá cumprimentá-las à mesa delas.

No caso de ser um homem e estar acompanhado com uma senhora, antes de ir cumprimentar alguém a outra mesa deve esperar que primeiro a senhora se sente à mesa, e só depois de avisar a pessoa com quem está que vai apenas cumprimentar um conhecido, é que deve ir cumprimentar a outra, ou outras pessoas. Em quaisquer que sejam as circunstâncias não deve nunca demorar-se muito a cumprimentar as outras pessoas, pois é de mau tom deixar outras pessoas à sua espera.

No caso de ser uma senhora a encontrar outra pessoa num restaurante, especialmente se essa pessoa for um senhor, é natural que este se levante para a cumprimentar. Neste caso diga a priori que não é necessário levantar-se e deseje um bom jantar a todos.

Quando cumprimentar outras pessoas que estão a jantar, não obrigue ninguém a levantar-se nem cumprimente com aperto de mão ou beijo quem esteja a jantar. Conforme a hora do dia, deseje uma boa noite, seja simpático, acene com a cabeça deseje uma ótima refeição a todas as pessoas e diga que tem outra(s) pessoa(s) à sua espera.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se devo sempre que encontrar a família de meu marido cumprimentar com beijos no rosto ou basta com palavras

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Como já mencionado, se as pessoas estiverem a almoçar ou jantar deve cumprimentar com palavras. De outra forma deve cumprimentar de acordo com o nível de intimidade que tiver com essas pessoas, independentemente de serem família do seu marido ou não.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar