sábado, fevereiro 19, 2011

Etiqueta no Facebook

 









Saiba como se comportar no Facebook.
Já pensou que o mundo é pequeno e que por acaso o seu patrão pode encontrar o seu perfil do Facebook? As boas maneiras passam por tudo, incluindo pela internet e pelas redes sociais. Como hoje em dia todos temos conta no Facebook, convém ter a noção que mesmo uma presença virtual, implica uma educação real.

Coloque posts com moderação

Lembre-se: o mural de um perfil no Facebook é público, mesmo que seja apenas para algumas centenas de amigos, por isso não faça nada que não fizesse à vista de outros. Não use o mural do Facebook para fazer conversas infindáveis - irá parecer que não percebe muito do Facebook. Use os posts nos murais para dizer olá, e para por exemplo, desejar feliz aniversário. Evite também colocar qualquer tipo de informação demasiado pessoal acerca da pessoa onde o está a fazer.

Evite enviar pedidos de aplicações

O Facebook é uma ótima forma de convidar amigos, e de virtualmente conseguir ter milhares deles. Mas se quer continuar a ter amigos desta forma, pare de enviar convites para aplicações, como por exemplo: convites para se juntar a si no FarmVille ou nos Mob Wars. Isto é spam, e amigos não fazem spam.

Use linguagem agradável

Se está a postar no mural de outra pessoa, evite que o assunto seja demasiado controverso, evite os erros ortográficos, use o bom senso para não construir com uma má imagem de si.

Tenha apenas o mínimo de fotografias

Fotografias tiradas por si, a si, são um Não grande. Este tipo de fotografias é uma chamada de atenção demasiado óbvia. Relativamente a fotografias de outras pessoas, não as coloque sem a autorização dessas pessoas.

Não tenha discussões de namorados

Nada pior do que ter discussões menos próprias em frente a todos. Na hora pode parecer que ninguém mais está a ver, e que o mundo pertence a apenas duas pessoas, mas a verdade é que estão a assistir milhares de pessoas. Também não é aconselhado terminar uma relação através do Facebook, para isso deixam-se as novas tecnologias de lado e opta-se por uma conversa honesta olhos nos olhos.

 Esqueça as fotografias comprometedoras

Sabe que o seu patrão pode fazer uma pesquisa no Facebook e encontrar um colaborador do qual se envergonha? Fotografias menos próprias e comprometedoras, à partida nem as deve tirar, mas se o fizer guarde-as para si. Mesmo que alguém coloque uma fotografia sua mais comprometedora, da qual não se orgulhe muito, pelo menos remova a tag(etiqueta) do seu perfil dessa fotografia.  

Fãs sim, mas com moderação

Não adira a páginas de fãs que envergonhem os seus valores morais. A informação que coloca no seu perfil, os seus tópicos e as páginas das quais é fã, podem ser benéficos à sua imagem ou não; seja criterioso.

Evite demasiada informação

Coisas como a sua urgência em ir ao wc, ou a dor de barriga que teve ontem ou algo sobre os seus odores corporais, são para manter para si; se a sua ex-namorada ou atitude do seu colega de trabalho não lhe agradam muito isso é pessoal, e é simplesmente demasiada informação. Coloque informações sobre coisas que possam tornar a sua imagem melhor, e não pior à vista dos outros.

Não peça amizade a quem não conhece… ou conhece mal

Amizade tem um significado, e embora o Facebook tenha dado um pouco a volta à ideia do que é uma amizade, a realidade é que pode sempre ignorar os pedidos de amizade de quem não conhece. Isto não é má educação, é simplesmente a realidade. Da mesma forma, não faça pedidos de amizade a quem não conhece.

Responda às mensagens

Responda às mensagens que são colocadas no seu mural.  Se preferir enviar uma mensagem privada ou e-mail responda-lhes com essa informação.

Seja tão educado e respeitador como na vida real

As regras de boa educação aplicam-se em tudo, e até o mundo virtual faz parte da vida - a boa educação que usa no dia-a-dia com os sues amigos, familiares e desconhecidos também deve ser aplicada no mundo virtual.

18 comentários:

  1. Não concordo com: Não peça amizade a quem não conhece… ou conhece mal. Já conheci pessoalmente várias pessoas pelo facebook que nunca nem tinha visto na vida, já fui a festas e interajo sempre com essas pessoas. Concordo com: pode sempre ignorar os pedidos de amizade de quem não conhece. Todos temos esse direito, ninguém é obrigado a aceitar um pedido de amizade de quem não conhece, o facebook é uma ferramenta de interação e isso deve ser levado em consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Tatiane...

      Eliminar
    2. MUITO BOA ESSAS DICAS... ACHO UM ABSURDO PESSOAS ENVIEM CONVITES PARA ADD. SEM A GENTE NÃO TER NEM SEQUER NOÇÃO DE QUEM SEJA... EU IGNORO TODAS !!!... ISSO É FALTA DE CAPACIDADE DE TER AMIGOS DE VERDADE
      !!!
      FIKAADIKA

      Eliminar
    3. Olha Tatiane eu vou te dar um exemplo de situação bem chata neste caso de pedir amizade de quem vc não conhece. Eu tenho uma amiga na vida real que está beirando os 40 anos e coloca uma foto de perfil de quando tinha 20 e já pediu amizade pro meu ex marido e para um sobrinho lindo e querido que eu tenho e que por sinal é lindo e depois para piorar ainda fica me contando que eles querem falar com ela a todo custo...Poxa assim ela que vá fazer os seus próprios amigos de verdade e pare de surtar com essa crise de meis idade dela pq ela não tem assunto em comum com essas pessoas e além do mais o meu perfil é voltado pro meu lado profissional. Eu sinceramente não sei mais o que fazer para que ela se toque.

      Eliminar
  2. Olá Tatiane,

    Está no seu direito de usar o Facebook como melhor achar, no entanto, friso a importância do conceito "amigo" o qual deve ser semelhante à vida real, mesmo na vida virtual. Compreenda que quem deseja ter o conceito de "amigo" como existe na vida real, não irá apreciar que pessoas que desconhece lhe peçam amizade.
    Um grande abraço,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  3. Fotos pornográficas ou com conteúdo agressivo, palavrões também fica bem feio. Lembre-se que você cola em seu mural, mas aparece no mural de todo mundo a sua falta de bom senso.

    Calos Silva

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo e assino embaixo, tem gente q coloca, hoje tá frio, dá vontade de responder grandes coisas eu sei q tá frio e outras coisas chatas, são pessoas carentes de gente de verdade pra conversar.
    Adorei as dicas.
    bjs
    Marcinele

    ResponderEliminar
  5. Basta apenas aprender a usar corretamente as configurações de privacidade. Assim pode-se aceitar aquela namorada do seu primo que nunca foi sua amiga e nem vai ser na vida real sem que ela realmente participe da sua vida/fotos/posts e ao mesmo tempo nao ser sem educação!

    ResponderEliminar
  6. Na verdade, discordei com quase tudo, rsrs. Em resumo seria apenas a pessoa aprender a usar as configurações de privacidade.
    Item 1: eu posto muitas coisas e seleciono quem pode ver. Por exemplo, há quanto tempo você não vê algum post meu sobre jogo?
    Item 2: não envio convites de aplicações hoje em dia mas aposto que as próprias appl se auto enviam sem nossa concordância. Coisas de FB!
    Item 3: CONCORDO
    Item 4: Cada álbum meu tem sua devida configuração de autorização, incluindo fotos que publico fora de album através do mural mesmo.
    Item 5:CONCORDO
    Item 6: outra vez questão de configuração. Pode bloquear para sempre uma pessoa de nao ver sem que vc se esqueça disso. Se outra pessoa der o Tag, remova o Tag e/ou peça para o amigo remover a foto.
    Item 7/8:CONCORDO
    Item 9: Eu convido se eu quiser sabendo que a pessoa pode me aceitar ou não mesmo se eu conheço ou não. Muitas eu acabei conhecendo pessoalmente e sou muito amiga até hoje e outras deletei depois de algum tempo. Aceito também algumas pessoas por educação e apenas configuro para que elas sejam limitadas. Muito melhor do que a grossura e constrangimento de nao aceitar o convite daquela namorada do seu primo que nunca foi e nunca vai ser sua amiga mas que vc pode enconrar em festas da família.
    Item 10 e 11: CONCORDO! :))

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Eu adorei essas dicas, elas podem se identificar muito com a vida real.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelas dicas! Ainda mais agora que o Face tem recebido muita gente nova que ainda não conhece algumas regrinhas básicas para se relacionar bem nas novas rede sociais.

    ResponderEliminar
  9. Achei interessante este blog, tanto é que já está entre os meus 'favoritos'. No entanto,tenho uma pergunta: geralmente adicionamos pessoas que, posteriormente morrem. Qual o procedimento? Excluímos a pessoa do perfil?
    no aguardo

    ResponderEliminar
  10. Carlos Cunha,

    De facto coloca uma questão interessante. A primeira coisa que deve fazer é colocar uma mensagem pessoal de condolências no mural da pessoa que faleceu. Depois não é fácil, porque o Facebook não tem política relativamente às páginas de pessoas que faleceram.

    Neste caso como não há uma resposta certa ao que me perguntou, aconselho a questionar a família da pessoa que faleceu, pois algumas famílias preferem deixar a página como tributo, neste caso, o ideal é deixar a pessoa na sua lista de amizades; no entanto outras famílias preferem apagá-la, e neste caso será boa ideia também apagar a pessoa da sua lista de amigos.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  11. Edmilson Alves7:11 da tarde

    Olá Maria dos Reis, muitíssimo obrigado pelo Blog. Bárbaro!!! Fui convidado a realizar uma palestra sobre isso, Etiquetas no Facebook, e pesquisando na Net "cai" aqui. Parabéns e sucesso!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá Edmilson. Muito obrigada eu pelas suas palavras. Votos de boa palestra! Muito sucesso para si também.

    ResponderEliminar
  13. o que fazer com aqueles amigos que enchem a sua página com bla bla bla de cunho religioso? um ou outro de vez em quando a gente aguente mas uns dez de cada vez é dose, e a gente fica constrangido de pedir para parar.

    ResponderEliminar
  14. nossa foi bom saber
    sempre posto coisas engraçadas no face, mas eu exagero um pouco vou melhorar depois dessa obrigada

    ResponderEliminar
  15. Tem mais e mais... E os irritantes anúncios que temos que ler e causa uma certa poluição visual, poderíamos bloqueá-los, não seria justo a liberdade? Não gostam que tirem seus direitos então não tiram os nossos! E várias outras que percebo, mas quero manter a restrição para não perder ETIQUETAS E BOAS MANEIRAS.

    ResponderEliminar