segunda-feira, setembro 15, 2008

Presentes de casamento







Existem muitas dúvidas acerca dos presentes de casamento; lista de casamento, dinheiro, quanto gastar, e oferecer quando e o quê...



Quando oferecer

O presente de casamento deve ser enviado de preferência antes do dia do casamento. Logo que receba o convite de casamento deve tentar tratar de enviar um presente com alguma brevidade. Usualmente usa-se enviar o presente de casamento para a casa da noiva, mas pode ser enviado para a casa de um dos noivos. Se preferir também pode enviar o presente depois do dia do casamento - no máximo até 1 mês. Os presentes de casamento não devem ser entregues no dia do casamento, pois nem sempre existe alguém para os guardar e os noivos certamente que não vão estar a pensar nisso durante o dia.

Quanto gastar

Para isto não existem propriamente regras, deve considerar o quanto pode gastar e conjugar isso com a sua proximidade emocional com os noivos.


Presentes da lista de casamento

As listas de casamento são feitas para facilitar a vida a todos: aos noivos que recebem menos presentes repetidos ou indesejados e aos convidados que não têm de andar de loja em loja à procura de um presente adequado. Mas se não pretender oferecer um presente da lista de casamento não tem de o fazer. Isto é meramente opcional.

Oferecer dinheiro como presente

É uma questão de opção. Embora alguns noivos prefiram dinheiro, nada diz que tem de o fazer. Pode simplesmente oferecer um presente que considere ser adequado. Pode também oferecer algo intermédio: um cheque-prenda de uma loja à sua escolha, onde mais tarde os noivos poderão dirigir-se e adquirirem um produto escolha deles.

Não receber feedback dos noivos

Esta situação é complicada. Se enviou um presente e não recebeu um feedback da parte dos noivos (nota de agradecimento) é uma situação delicada, pois eles podem não ter realmente recebido o seu presente. Em último caso, deve ligar com os noivos e perguntar se chegara a receber o presente. Até um mês depois do dia, os noivos devem sempre enviar um cartão de agradecimento a agradecer os presentes que receberam dos convidados.

27 comentários:

  1. Olá Sra. Mary. Devo felicita-la pelo seu execelente trabalho. Sempre gostei do renascentismo e das épocas posteriores. Recentemente percebi que esse meu interesse era motivado pelas boas maneiras e a calma com que tudo se passava, gosto particalarmente dos passeios ao ar livre que eles davam.

    Atensiosamente
    Menina Cordovil

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Gostaria de saber, se é falta de etica pedir o convidado para trocar o presente que está repetido.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Em vez de pedir ao convidado para trocar o presente, o ideal será que os noivos façam eles mesmos esse trabalho. Porém, devem ser sempre honestos, agradecer e explicar que infelizmente já receberam um presente igual, e que irão ter de o trocar: proponham ser vocês a fazê-lo, mas se o convidado preferir fazê-lo, então devem deixar que o faça.

    Espero ter ajudado.

    Maria Reis

    ResponderEliminar
  4. é errado dar 2 presentes ?

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Não é de todo errado oferecer 2 presentes. Pode oferecer quantos desejar, só não deve deixar de oferecer pelo menos um.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    A minha família recebeu um convite de casamento e gostaria de saber se é adequado enviar apenas um presente representando toda a família ou por as filhas serem adultas (mas moram na mesma casa) devem dar presentes individuais junto aos namorados, que por sua vez também foram convidados.
    Obrigada,
    Mirela Pires

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Se as filhas são adultas, elas deveriam ter recebido um convite de casamento individual; mas mesmo que não tenham recebido, devem oferecer os presentes de casamento junto com os namorados e não na forma de presente único da família.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  8. O que posso dar de presente para um casal que se muda para outro país (Austrália) logo após o casamento?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Deve-se sempre oferecer presentes de casamento que os noivos necessitem, e claro que se possam pagar, de acordo com a disponibilidade financeira de cada um. Idealmente deve-se perguntar aos pais dos noivos, o que eles preferem, ou aos noivos, se estes têm uma lista de presentes de casamento. Se os pais não puderem ajudar, nem os noivos derem indícios do que gostariam de receber, o ideal é oferecer dinheiro, especialmente se estes vão começar uma nova vida noutro país.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  10. É falta de etiqueta a noiva agradecer o presente comprado em lista de casamento ,mesmo antes de ser entregue pessoalmente?? isso aconteceu comigo , comprei o presente através da lista e antes mesmo de entregar p/ a noiva , ela me ligou agradecendo. achei isso muito chato.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Olá. De facto a noiva deveria ter esperado que lhe entregasse o presente em mãos, mas como se costuma dizer, o que conta é a intenção. Os presentes devem sempre agradecer-se, embora apenas quando se recebem. Mas pense: afinal tem uma pessoa preocupada em agradecer o seu gesto, isto não pode ser mau, certo? Certamente quando receber seu presente em mãos irá enviar-lhe uma nota de agradecimento mais formal.

    Felicidades!
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  13. Olá! Fui convidada para o casamento do filho de uma colega do trabalho. Não o conheço pessoalmente, e como o casamento é fora da minha cidade não vou à festa. Devo mandar presente neste caso?

    ResponderEliminar
  14. Olá. Sim, um convite de casamento implica sempre a oferta de um presente pela parte do convidado, quer compareça ao casamento ou não.

    Deve de notificar a pessoa que a convidou dizendo que não vai poder comparecer e oferecendo o que considera ser o presente de casamento adequado.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    Vou me casar e já tenho casa montada. É falta de etiqueta pedir presente em dinheiro (depósito identificado em conta) para a lua-de-mel?
    Grata,
    Leila.

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Não é falta de etiqueta esperar que os convidados ofereçam presentes em dinheiro, mas pode ser falta de etiqueta pedir isso de forma explícita. Isto porque embora os convidados assumam que devem oferecer um presente aos noivos, não devem sentir a obrigação de oferecer algo "pedido" pelos noivos. O ideal é passar essa mensagem mais subtilmente, como dizer isso a quem perguntar e pedir aos pais dos noivos para passarem a palavra. Também podem colocar isso num site de casamento específico, mas nunca nos convites de casamento.

    Votos de um feliz casamento!

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  17. Fui convidada para um casamento; no meu convite não veio a loja em que a lista de presente se encontra, mas foi fácil descobrir (através das lojas que disponibilizam este serviço); já escolhi o que vou enviar e a loja mesmo faz a entrega do mesmo;
    a pergunta é : se eu devo colocar no cartão que será enviado junto com o presente além da mensagem p/os noivos da IMPOSSIBILIDADE de comparecer a cerimônia, ou simplesmente envio
    o cartão e depois da cerimônia justifico o fato??

    ResponderEliminar
  18. Olá.. gostaria de saber se qdo a noiva recebe o presente é deselegante abrir junto com o convidado que deu ou o ideal é agradecer e esperar para abrir com o noivo? Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Boa questão. O fato de não comparecer na cerimónia deve ser comunicado o mais rapidamente possível, porque os noivos irão estar a contar consigo, e se não comparecer, eles terão um custo desnecessário, para além de que se deve avisar que não se vai comparecer antes do evento acontecer, e não depois.

    Se também o deve mencionar no cartão: não deve. Deve sim desejar felicidades aos noivos e assinar o seu nome. Para além disto contactá-los pessoalmente e dizer que não vai poder comparecer ao casamento lamentando o fato. Não necessita de dizer o porquê. Porém, se os noivos enviaram um cartão de RSVP juntamente com os convites, nesse caso pode responder através desse cartão, sem ter de contactar pessoalmente os noivos.

    Espero ter ajudado.
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Quando receber o presente, se for antes do casamento, e estiver a sós com o convidado pode abrir o presente e agradecer na hora(não impedindo este gesto de enviar um cartão de agradecimento à posteriori). Mas se pretender esperar pelo seu noivo para o fazer, explique-o ao convidado, pois certamente ele entenderá.

    Porém não abra presentes na recepção do casamento, não é de bom gosto mostrar os presentes que todos ofereceram, criando assim uma espécie de comparação entre eles. Faça-o mais tarde, e não se esqueça de enviar cartões pessoais de agradecimento.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  21. olá, não sei o endereço da noiva e nem conheço seus pais, fica chato eu perguntar a noiva qual o endereço que devo enviar o presente?

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    Não há problema algum.

    Espero ter ajudado,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Minha amiga casou duas semanas atrás e viajou em seguida.
    Fui no casamento mas esqueci de dar o presente.
    É muito feio dar o valor equivalente em dinheiro agora que ela já voltou da lua de mel?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Olá. Não há problema algum.

    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  25. Olá, vou casar e minha noiva fez uma lista de presentes em uma loja, na minha opinião não acho legal esse tipo de coisa, sinto que estou forçando os convidados a nos presentear ou até mesmo pedindo por favor que nos ajudem, pois vejo que presente a gente recebe, não pede.O que deve fazer?

    ResponderEliminar
  26. Olá.
    A lista de presentes de casamento só existe para facilitar o trabalho aos convidados, não para os forçar a qualquer coisa. Isto porque esta não deve ser mencionada nos convites. Apenas se deve passar a palavra através dos padrinhos, pais, e claro, se a quem perguntar diretamente. Um convidado de um casamento sabe que é de bom tom oferecer um presente aos noivos, quer compareça ou não, ao casamento, por isso, a lista de presentes é uma forma de um convidado não ter de pensar muito no presente. No entanto não é de qualquer forma algo obrigatório, isso ficará sempre ao critério de cada convidado.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Maria Reis

    ResponderEliminar
  27. Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar