sábado, março 27, 2010

O que acontece com os presentes oferecidos aos noivos se o casamento for cancelado

Todo o tipo de presentes, incluindo as ofertas em dinheiro, devem ser devolvidos aos seus ofertantes. As únicas exceções podem ser objetos monogramandos com as iniciais dos noivos, presentes que mesmo assim os convidados insistem para que algum dos noivos fique com eles, tal como um livro de casamento. É sempre importante usarem o discernimento, e certifiquem-se que ao devolverem os presentes, colocam uma nota manuscrita a agradecer a quem o ofereceu.


Por vezes devolver os presentes pessoalmente pode ser doloroso, portanto não há mal algum e é compreensível que os noivos os devolvam por correio com uma nota que pode dizer algo como: “Queridos João e Alberta, lamento ter de vos informar que o Pedro e eu cancelamos o casamento. Encontro-me a devolver a jarra que ofereceram com tanto carinho. Um grande abraço. Patrícia”.

Tradicionalmente a responsabilidade de devolver os presentes de um casamento cancelado era da noiva, mas nos dias que correrem é uma tarefa que bem pode ser repartida por ambos os noivos, com a ajuda de amigos e familiares.

1 comentário:

  1. ola, gostei muito do seu blog. eu acho que os presentes devem ser doados ou ate ficar para eles mesmo.

    ResponderEliminar